Projeto Via UERN promove palestra sobre a importância do exercício físico

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promove nesta terça-feira, 3 de março, a palestra “Exercício Físico para Saúde e Qualidade de Vida”. A atividade é realizada pela Faculdade de Educação Física (FAEF), em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), dentro do projeto Via UERN que incentiva a prática da corrida de rua.

A palestra será ministrada pelo Prof. Me. Edson Fonseca Pinto, às 9h, no auditório do Departamento de Arte (DART), aberta aos servidores, estudantes da UERN e público em geral.

Durante a palestra, os participantes poderão tirar suas dúvidas sobre como iniciar a prática esportiva e como melhorar o desempenho em atividades físicas. Também serão prestadas informações sobre o projeto Via UERN.

“A corrida de rua é uma atividade esportiva bastante democrática. O caminhar e o correr são atividades básicas do ser humano, a maioria é capaz de praticar e necessita de baixo investimento. Com relação aos benefícios para a saúde, a corrida ajuda na regularização das necessidades fisiológicas como alimentação e sono, influenciando assim na composição corporal e no estilo de vida. Há outros benefícios relacionados à regulações hormonais, lipoproteicas, glicêmica e da pressão arterial, desta forma ajuda a combater diversas doenças. Atualmente há aplicativos que auxiliam a prática da corrida, além disto propiciam através de suas redes sociais a interação, socialização e reunião entre pessoas que buscam atividades saudáveis”, afirmou Edson Fonseca.

VIA UERN – A corrida de rua será realizada no dia 21 de março, com provas de 3 e 6 quilômetros, das 6h às 11h. O objetivo é incentivar a prática do esporte, bem como, promover a interação da comunidade acadêmica. O projeto possui caráter socioeducativo, fundamentado na participação, na formação e no rendimento, buscando a valorização humana e a melhoria da qualidade de vida.

A UERN já possui um grupo de servidores que pratica a corrida de rua. A foto que ilustra essa matéria é com o técnico Ismael Nobre.