Projeto Sonho de América rende reconhecimento de “Pediatra Incrível” a professor da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi representada no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, realizado no Centro de Convenções de Fortaleza/CE, de 10 a 14 de outubro, com 6.450 participantes.

O professor Dr. Dix-sept Rosado Sobrinho explica que foram apresentados trabalhos do projeto de extensão Sonho de América, desenvolvido há quatro anos na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN), com destaque ao “Perfil socioeconômico dos Pacientes que procuram o teste do olhinho pertencente ao projeto Sonho de América – FACS/UERN” e o caso clínico “Paciente com Síndrome de Maroteaux-Lamy em tratamento tardio”.

Um outro trabalho individual de Dr. Dix-sept Rosado foi selecionado e lhe rendeu o reconhecimento de “Pediatra Incrível”. “No presente trabalho descrevi as ações desenvolvidas como professor no projeto ‘Sonho de América’, que coordeno no curso de Medicina da UERN, onde num trailler-consultório adaptado à pediatria, percorremos o município de Mossoró (mais de 2.100km2) e até outros municípios, fazendo consultas pediátricas, teste do olhinho e outras atividades afins e realizamos a cada ação um círculo de leitura e doação de livros para crianças e adultos”, afirma Dr. Dix-sept Rosado, ressaltando que seu trabalho desenvolvido na Fundação Vingt-un Rosado e a manutenção da Coleção Mossoroense, também foram considerados pela Sociedade Cearence de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Essas ações são gratuitas e oportunizam, muitas vezes, o primeiro contato das crianças com os livros. A atividade conta com uma biblioteca infantil, livros da Coleção Mossoroense e de outras editoras.

PEDIATRAS INCRÍVEIS – O projeto “Pediatras incríveis” foi um dos grandes marcos do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria (38º CBP). Através dele, pediatras tiveram a oportunidade de expor seus projetos sociais, talentos artísticos e musicais. A iniciativa inédita teve como objetivo mostrar aos congressistas o lado mais artístico e sensível do profissional que atende crianças e adolescentes brasileiros. Além da exposição de quadros, fotografias e poesias, foram realizadas apresentações na Praça do Pediatra, em frente ao estande da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).