Projeto “Socializando o Direito” promove palestra sobre os riscos das drogas

Cerca de 150 alunos do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) participaram na tarde desta quarta-feira, 31, da palestra desenvolvida pelo projeto “Socializando o Direito”. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/UERN).

Ministrada pelo Prof. Dr. José Hélio de Araújo Filho, da FANAT/UERN, a palestra alertou os estudantes do Ensino Médio sobre os riscos das drogas. Durante a explanação, foram abordados as implicações legais e os efeitos biológicos causadas pelo uso de entorpecentes.

Para Gustavo Silva, estudante do CEIPEV, o momento foi bastante esclarecedor. “Tenho exemplo de amigos que se envolveram com drogas e não tiveram um destino muito bom. A palestra, além de alertar sobre a problemática das drogas, serviu para nos incentivar e nos motivar a fazer as escolhas certas”, diz o estudante, destacando que pretende compartilhar os conhecimentos adquiridos durante a atividade para outros grupos de convívio.

A professora do CEIPEV, Cleide Regina, também aprova a iniciativa. “É muito bom para os estudantes ter acesso a este tipo de conhecimento”, frisa. Segundo ela, o projeto retrata a importância da Universidade para a sociedade norte-rio-grandense. “A ação demonstra a preocupação da Universidade com o bem-estar social. Através desses projetos, a UERN cumpre o seu papel de formação cidadã”, frisa.

Esta é a terceira palestra desenvolvida pelo projeto “Socializando o Direito”. A ação tem como objetivo desenvolver atividades integradas com o intuito de compartilhar conhecimentos jurídicos e noções sobre o direito à população, com ênfase em estudantes de escolas da rede municipal.

A professora Me. Denise dos Santos Vasconcelos Silva, coordenadora da ação, ressalta que o projeto envolve diretamente 20 pessoas, entre professores e estudantes da FAD. “O ‘Socializando o Direito’ oportuniza a disseminação do conhecimento jurídico e o debate de temas relevantes para a comunidade”, diz. Ela adianta que a projeto deverá promover mais uma palestra até o final do ano.

O estudante de Direito David Nicholas avalia que a iniciativa tem superado as expectativas. “A cada palestra percebemos a participação e o envolvimento dos estudantes, fazendo perguntas e interagindo. Acredito que o projeto tem sido bastante frutífero e tem conseguido alcançar seus objetivos”, declara o discente.