Projeto “Histórias em cadeira de rodas” promove duas palestras nesta terça-feira

O projeto de extensão “Histórias em cadeira de rodas – narrativas de acessibilidade na voz das pessoas com deficiência física pelo direito à educação e à inclusão”, coordenado pela Diretoria de Política e Ações Inclusivas (Dain), promove, nesta terça-feira (25), às 14h, as palestras “Liberdades fundamentais – pessoa com deficiência, inclusão social e cidadania” e “Trajeto de vida de uma cadeirante na universidade”.

Os eventos, abertos ao público em geral, iniciam o ciclo de 18 palestras que o projeto irá realizar até dezembro deste ano, tendo como objetivo central compartilhar, por meio de rodas de conversa em palestras e mesas-redondas, experiências narrativas relacionadas à quebra de barreiras para a inclusão.

Todos os encontros terão como base a Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão/Estatuto da Pessoa com Deficiência – e as histórias de vida com base nos desafios e possibilidades narradas por pessoas com deficiência física que utilizam cadeira de rodas.

A primeira palestra desta terça será proferida pelo procurador geral do município de Mossoró, Raul Nogueira Santos. A seguir, a assistente social Camila Morais da Rocha irá ministrar o segundo encontro.

“É muito relevante essa possibilidade de compartilhar as histórias de acessibilidade na voz das pessoas com deficiência física/cadeirantes, com vistas à autonomia e independência. Isso possibilita a reflexão sobre a responsabilidade da sociedade com vistas à quebra de barreiras atitudinais, procedimentais e conceituais, fortalecendo a acessibilidade e instigando o debruçamento diário para a realização e consolidação de ações que levem à garantia do direito de todos e todas” destaca a diretora da Dain e coordenadora do projeto, professora Ana Lúcia Aguiar.

As duas palestras serão transmitidas por meio da plataforma Google Meet e podem ser acompanhadas através deste link.