Projeto de Extensão da UERN produz mudas nativas do semiárido

Texto: Lilia Santana – estagiária de Jornalismo

A Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FANAT/UERN) realiza o projeto de Extensão “Produção de Mudas Nativas do Semiárido”. A iniciativa faz parte do programa BioAção, que se encontra na fase inicial, onde os alunos estão coletando garrafas pet para armazenar o substrato, que é feito através de material vegetal em decomposição, como folhas velhas.

A professora Cynthia Cavalcanti de Albuquerque, que está coordenando o projeto, explica que o recolhimento de garrafas pet ajuda o meio ambiente. “É um resíduo que seria jogado fora, e vamos utilizar como vaso, local onde a semente irá ser plantada e posteriormente crescer”, explicou.

O treinamento dos alunos para o plantio já começou, e as primeiras sementes começaram a ser plantadas. São espécies herbáceas, de pequeno porte: “A intenção é a de produção de mudas nativas da região, do semiárido, de médio a longo prazo”, como explica a professora.

A produção de mudas nativas será principalmente para a arborização dos espaços, começando pela Universidade e ampliando para toda a população, através de ações educativas.