PROJETO DE EXTENSÃO DA UERN DESEMBARCA EM MINAS GERAIS DE 23 A 30 DE ABRIL

Alunos e professores dos Cursos de Pedagogia e Letras do Campus Avançado
“Professora Maria Eliza de Albuquerque” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN), desembarcam no período de 23 a 30 deste mês no município de Águas Vermelhas, em Minas Gerais. Eles fazem parte do Projeto de Extensão da Universidade ” VivaBALE Nordeste→Sudeste: “Conte de lá que eu conto de cá”!.
O critério de escolha da cidade Águas Vermelhas (MG) se deu por ser este município também pertencente ao Programa “Territórios da Cidadania” do Governo Federal, além da atuação do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), importante patrocinador do Projeto em quatro edições.
O Projeto BALE – Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – é coordenado pela Profª Dra Maria Lúcia Pessoa Sampaio. O Projeto foi contemplado com uma das dez bolsas destinadas a região Nordeste, através do Edital Bolsa FUNARTE – Fundação Nacional das Artes de Circulação Literária – 2010 (MinC). São objetivos do VivaBALE Nordeste → Sudeste: “Conte de lá que eu conto de cá”: disseminar o gosto pela leitura; a formação de novos leitores mediadores de leitura; viabilizar o acesso ao texto literário e midiático às comunidades de baixa renda de diferentes regiões; expandir a atuação do BALE para outra região do Brasil, favorecendo a democratização da leitura e a formação de novos leitores. Durante todos os encontros, haverá exposição de livros, (re)contação de histórias, recital de poesias e atividades artísticas e lúdicas.
INCLUSÃO – Através da FUNARTE do BNB/BNDES e da FAPERN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte), o Projeto BALE se apresentou em diversas escolas do município de Pau dos Ferros (RN), além de outros espaços de inclusão social no interior do Estado. O Projeto já percorreu vinte e um municípios pertencentes ao “Território da Cidadania” do Governo Federal, a saber no RN: Alexandria, Doutor Severiano, José da Penha, Luís Gomes, Martins, Paraná, Pilões, Riacho da Cruz, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Rafael Fernandes, Major Sales, Francisco Dantas, Encanto, Riacho de Santana, São Miguel, Marcelino Vieira, Portalegre, Água Nova e São Francisco do Oeste, além de Pau dos Ferros com o atendimento sistemático aos bairros Riacho do Meio, São Geraldo, Manoel Domingos e Princesinha. Em 2010, o Projeto BALE realizou mais de três mil atendimentos, somando hoje, em média, 150 apresentações para uma plateia estimada em 9 mil pessoas.

Com essa experiência na bagagem, a equipe do BALE agora se prepara para ampliar as ações de fomento a formação do leitor em cidades de pelo menos duas regiões – Nordeste e Sudeste, com vistas a estimular o gosto pela leitura.
Além das visitas o projeto tem realizado outras atividades, como: a ExpoBALE, exposição realizada na Feira Intermunicipal de Negócios e Cultura do Alto-Oeste potiguar (FINECAP) e na Agência do BNB de Pau dos Ferros; promove, tradicionalmente, desde a primeira edição o NatalBALE para as crianças beneficiadas com o projeto, além do Encontro com Escritores e Leitores, com a presença de autores de reconhecimento nacional como Miguel Sanches (região Sudeste) e o cordelista Antonio Francisco (região Nordeste). A culminância do projeto será o atendimento em Águas Vermelhas, para o qual conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Confira nossa agenda, participe e divulgue!

Projeto BALE – Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas
Contemplado com a Bolsa Funarte de Circulação Literária

24/04/2011 – DOMINGO
BALE na praça/Caminhada da equipe pelas ruas de Águas Vermelhas
– Concentração na Praça Leonizia Souza – 17h.
25/04/2011 – SEGUNGA-FEIRA
Apresentação do BALE/Peça teatral “ALUSÃO A VIDA” – Palhaço
PiruliBALE
Texto – Só um Minutinho – Ana Maria Machado.
Locais: MACHADO MINEIRO – E. E. Machado Mineiro –
(manhã) e PETI (tarde).

26/04/2011 – TERÇA-FEIRA
Interação com o Palhaço PiruliBALE
Texto: – A Bolsa Amarela – Ligia Bojunga
Locais: ITAMARATI – E. E. Itamarati (manhã) e PROJOVEM
(tarde).

27/04/2011 – QUARTA-FEIRA
Texto: – Fiz voar o meu chapéu – Ana Maria Machado – Locais:
CAMPO NOVO – E. E. Joaquim F. Abade (manhã) – Hospital local
(tarde).
28/04/2011 – QUINTA-FEIRA
Texto: O casamento de D. Baratinha – Ana Maria Machado.
Locais: FAZENDA LIMEIRA – E. M. João A. Bahia (manhã). Rua
da leitura no centro da cidade (tarde).
29/04/2011 – SEXTA-FEIRA
Texto: Negócio de Menino com Menina – Ivan Ângelo.
Recital de Poesias (Patativa do Assaré e Gessier Quirino);
Locais: ESCOLAS DA SEDE – E. E. Coronel