Projeto de extensão cria ação virtual de combate à violência contra a mulher durante pandemia Covid-19

O projeto de extensão “Socializando o Direito” lançou esta semana uma ação virtual de combate e prevenção à violência contra as mulheres durante o período de isolamento advindo da pandemia Covid-19.

Vinculado à Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/UERN), o “Socializando o Direito” realiza ações em escolas públicas defendendo a educação como direito fundamental.

Por meio de postagens em suas redes sociais, a equipe de Direitos Humanos das Mulheres, componente do projeto, promoverá a publicação de informações relativas à temática como forma de instruir a população sobre o assunto.

Nas postagens, aparece em destaque também o contato da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Ligue 180, canal importante e gratuito para denúncias.

A ideia da ação digital surgiu da impossibilidade de continuar, no momento, as iniciativas presenciais, diante da necessidade de isolamento social.

Professora à frente da linha de pesquisa que explora os direitos humanos das mulheres, a advogada Fernanda Abreu, integrante da FAD/UERN, explica que “o isolamento é uma condição que agrava um contexto pré-existente” de violência contra as mulheres.

De acordo com a professora, “o aumento do convívio diário, muitas vezes em espaços limitados e mobilidade reduzida agravam esse contexto e dependem de um esforço do Estado e da sociedade no sentido de educar a população e de combater tais práticas”.

Para Fernanda Abreu, é indispensável a manutenção, pelo governo, da estrutura de atendimento das denúncias.

A professora considera ainda ser necessário dar ao tema mais importância, tendo em vista seu impacto na segurança e na saúde públicas.

“Mormente em uma situação onde tais áreas de atuação estatal são chamadas a conferir atenção total aos conflitos decorrentes da pandemia Covid-19, a questão da violência, ao acirrar-se com o isolamento inevitável, é um componente que não pode ser invisibilizado”, conclui.

O “Socializado o Direito” é coordenado pela professora Denise Vasconcelos.

O perfil do projeto no Instagram é o @socializando_o_direito e pode ser acessado clicando AQUI.

Mais informações sobre o projeto de extensão AQUI.