Projeto de alunos da Uern é finalista no concurso de modelos de negócios do IFRN

Texto: Joyce Dayane

Equipe de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das finalistas no concurso de modelos de negócios da I Semana de Empreendorismo e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em Mossoró, que encerrou no último dia 4.

Com o projeto “DataConex, uma aplicação móvel para capacitação de colaboradores e adequação à proteção de dados nas empresas”, os alunos Francisco Cavalcante e Vilson Vini, da APEX, sob orientação da Profº. Ma. Cíntia de Souza Freitas, tinham como objetivo a promoção de atividades de estímulo à cultura do empreendedorismo inovador de base tecnológica, social, ambiental, criativa e cultural.

O projeto desenvolvido veio com intenção de promover a cultura de proteção de dados entre empresas de pequeno e médio porte com enfoque no próprio colaborador como fonte de promoção desse ambiente de segurança de dados. Com o terceiro lugar, ficou classificado para estar na Incubadora ITMO do IFRN, e assim começar o processo de preparação para tirar do papel e dar vida ao projeto e transformar em um negócio.

Quando questionados sobre a experiência, os alunos falaram sobre a importância do evento e do projeto para a comunidade. “Foi muito enriquecedora, porque inseriu a Apex no ecossistema de inovação e empreendedorismo de Mossoró, de modo que também nos possibilitou capacitações em temas muito importantes, como modelos de negócios, pitch e viabilidade mercadológica”, disse Francisco Cavalcante, aluno da FAD e diretor de aprendizado e conhecimento da Apex.

Já o aluno Vilson Vini, também coordenador de pesquisa, diretor do núcleo Apex de educação, e diretor do conselho Apex de proteção de dados, destacou a diferença mercadológica. “Foi uma experiência muito boa estar entre os primeiros colocados no concurso de ideias, afinal, agora teremos a oportunidade de seguir em frente com nossos planos e, neste sentido, teremos a oportunidade de executar uma mudança extremamente importante em um mercado de cerca de 6 milhões de empresas, além é claro, de estarmos imensamente satisfeitos com o produto desenvolvido para o concurso de ideias”.

A I Semana de Empreendorismo e Inovação do IFRN, em Mossoró, ocorreu entre os dias 01 e 04, com o tema “Conectando pessoas, tecnologia e inovação”. A premiação contou com a participação de áreas como Administração, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica, Saneamento, Petróleo e Gás, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão Ambiental, com os mais diferentes projetos. A ideia é proporcionar a
premiação de modelos e soluções de negócios viáveis e sustentáveis, com claro
potencial inovador e diferenciais mercadológicos.