PROJETO DA UERN DE ATUAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS CONSEGUE FINANCIAMENTO PELA CAPES

O Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semi-Árido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEMAD/UERN) conseguiu financiamento junto à CAPES, para desenvolver o Projeto “Educação Ambiental e a Construção de Saberes no Exercício da Cidadania na Escola Pública”, que tem o objetivo de capacitar os estudantes e professores das mais diversas áreas das escolas públicas de Mossoró para a educação ambiental, formando agentes multiplicadores. O projeto desenvolvido pela UERN faz parte do Programa Novos Talentos, do Governo Federal.
O Projeto “Educação Ambiental e a Construção de Saberes no Exercício da Cidadania na Escola Pública” já começou a ser desenvolvido junto às escolas municipais de Mossoró e agora será dada uma maior ênfase às escolas estaduais, que não haviam recebido o projeto devido à greve na Rede Estadual de Ensino. Através de atividades extra-curriculares, os alunos das escolas públicas têm a oportunidade de conhecer áreas de preservação do semi-árido, como também os laboratórios da UERN. Para isso, também é realizado um trabalho de capacitação dos professores das mais diversas áreas, para que eles possam despertar para oportunidades de desenvolver atividades interdisciplinares que contemplem a questão da educação ambiental.
De acordo com o coordenador do Projeto, Profº Dr. Ramiro Camacho, a estimativa é de que sejam contemplados, em média, 12 mil estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas localizadas ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró. Ele ressalta a importância do financiamento da CAPES para a realização do projeto. “É uma soma de esforços para a melhoria da qualidade do ensino da nossa escola pública e para a qualidade do meio-ambiente onde vivemos”, afirmou.
Atualmente, está sendo desenvolvido o agendamento das atividades do projeto junto às direções das escolas públicas de Mossoró, e algumas ações já estão programadas, como a capacitação de professores de algumas escolas e a visita às áreas preservadas. Além disso, a coordenação do projeto está desenvolvendo atividades para serem inseridas na programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 17 e 23 de outubro, com o tema: Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos.

Matéria escrita por Luziária Machado