Projeto da Faculdade de Educação Física é selecionado para a Campus Future

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve um projeto selecionado para a Campus Future, inserida na programação da Campus Party Natal 2019. O evento, que promove uma imersão na tecnologia e na inovação, será realizado de 16 a 18 de agosto, no Centro de Convenções de Natal.

O Teste Motor Infantil – TMI foi desenvolvido pela Faculdade de Educação Física (FAEF/UERN), sob a coordenação do Prof. Dr. Humberto Jefferson, diretor da FAEF, e consiste numa bateria e software capazes de detectar o déficit de movimento em crianças que saem da educação infantil e ingressam no Ensino Fundamental.

“O projeto conta com uma bateria que detecta elementos do comportamento motor das crianças, trabalhando a memória, a coordenação multimembros, tomada de decisão, agilidade e tempo de reação. Esse nosso projeto já é patenteado”, explica o professor Humberto Jefferson.

Os alunos Daniel Neves, do 8º período de Educação Física, Liebson Henrique (Mestrado em Saúde e Sociedade) e Thiago Alefy (Mestrado em Ciência da Computação) estão envolvidos com o projeto e participarão da Campus Future. O equipamento foi desenvolvido no
Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático (LADA/UERN), coordenado pelo prof. Dr. Adalberto Veronese.

“O TMI é um instrumento que avalia a capacidade motora e serve como sinalizador para diagnosticar possíveis deficiências motoras em crianças a partir de 4 anos de idade, que podem estar relacionadas com o índice de aprendizado da criança”, complementa Daniel Neves, que fez o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o TMI.

A Campus Future selecionou quatro projetos no Estado, o projeto da UERN foi o único selecionado de Mossoró.

CAMPUS FUTURE – O programa seleciona projetos universitários e de cursos técnicos de nível médio para apresentarem suas ideias na área de exposições da Campus Party Natal, com o objetivo de impulsionar seus trabalhos com soluções tecnológicas desenvolvidos em ambiente acadêmico e com a possibilidade de se tornarem reais. Participam projetos inovadores, criativos e com impacto social relevante.

* A demonstração do TMI contou com a participação da criança Maria Isabel, que estava acompanhada do pai, Ranieri Fernandes.