Projeto “Ciência e Cerveja” será desenvolvido na próxima quarta-feira

Dentro da programação do Dia “C” da Ciência, realizado na próxima quarta-feira, 23, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROPEG/UERN) promoverá a primeira edição do projeto “Ciência e Cerveja”. A ação será desenvolvida a partir das 19h, no bar 27 Saideira.

O “Ciência e Cerveja” é uma iniciativa institucional baseada em um movimento mundial que visa tornar acessível o debate científico. A ideia é proporcionar a discussão de aspectos científicos em um ambiente fora da academia, possibilitando a abertura de um canal direto de diálogo entre cientista e sociedade.

Nesta primeira edição, a iniciativa abordará aspectos sobre Neurociência e as emoções. A roda de conversa contará com os professores Fausto Pierdoná Guzen, coordenador do Laboratório de Neurologia Experimental do curso de Medicina; Ailton Siqueira, coordenador do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN); e Esdra Marchezan, do Departamento de Comunicação Social (DECOM). O evento é aberto a quem desejar participar e o público poderá interagir com o debate por meio de perguntas.

O Dia “C” da Ciência é uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (COPROPI) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) e tem como objetivo disseminar o conhecimento científico.

Além do evento da noite, ao longo do dia a UERN desenvolverá uma extensa programação na Escola Estadual Abel Freire Coelho. A partir das 9h, haverá apresentações dos FANATicos da Química; do Projeto Laboratório de Narrativa Hipermídia (HiperLAB); Feira de Jogos de Matemática; Exposição do Programa Biologia em Ação – BioAção (Botânica, Zoologia e Paleontologia); serviço de Auriculoterapia (Enfermagem) e ações inclusivas. Também terá na programação, ações de Aeroespacial e Robótica, VGA (Vídeo Games Ativos), Jogos Just Dance, Jogos com Cores e Salto em Distância.

O Dia “C” da Ciência visa realizar ações para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão. Com a conscientização e o apoio da sociedade, as instituições de ensino e pesquisa unem forças para o fortalecimento do ensino superior gratuito e de qualidade, bem como a manutenção do financiamento público no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação.