Projeto Cetáceos capacita policiais e bombeiros sobre resgate de animais

O Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizou mais uma capacitação técnica de colaboradores sobre o Plano de emergência para atendimento a grandes cetáceos. Participaram do curso de extensão equipes do 3º Pelotão da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) e do Corpo de Bombeiros do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar/2º GB, com sede em Mossoró.

A capacitação tem como objetivo formar colaboradores habilitados para atuarem no atendimento ao encalhe de cetáceos.

“O encalhe desses animais, seja vivo ou morto, é uma operação muito complexa e, como estamos no período de migração das baleias para nossa região, buscamos ampliar as parcerias com as instituições e empresas das áreas litorâneas do Rio Grande do Norte para atuarmos em conjunto, aumentando as chances de sobrevivência desses animais quando encalharem vivos”, explicou o professor Flávio Lima, coordenador geral do Projeto Cetáceos da Costa Branca, lotado no Departamento de Turismo da UERN em Natal e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UERN.

O treinamento, divulgação e envolvimento socioambiental das comunidades do litoral são ações previstas no convênio firmado entre a Petrobras, Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN) e Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) para a execução do Projeto de pesquisa com monitoramento dos encalhes de biota marinha em praias do litoral potiguar.

Caso aviste um animal marinho encalhado, vivo ou morto, entre em contato com o Projeto Cetáceos através do número (84) 98843-4621.

O Projeto de Monitoramento de Praias do Litoral dos estados do Rio Grande no Norte e Ceará – Bacia Potiguar (PMP-BP) é uma iniciativa desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento federal conduzido pelo Ibama das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar-RN.