Projeto Café Educativo promove encontro especial em homenagem ao Dia das Mães

O projeto de extensão “Café Educativo – papo entre mulheres”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promoveu edição especial nesta segunda-feira, 21, em homenagem ao Dia das Mães. A ação foi desenvolvida no ambulatório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS).

A Profª Drª. Líbne Lidianne da Rocha e Nóbrega, coordenadora da iniciativa, explica que o projeto de extensão é realizado pela Faculdade de Enfermagem (FAEN) e FACS, em parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade Potiguar (UnP). São promovidos encontros mensais, com o intuito de promover e estimular ações que visem à saúde da mulher.

Na edição comemorativa desta segunda-feira, a programação teve apresentações culturais, massagem, musicoterapia, dinâmicas, café da manhã e orientações sobre saúde. Da atividade participaram professores e estudantes das faculdades e curso acima citados, bem como pacientes atendidas no ambulatório.

Líbne Lidianne informa que o projeto é voltado para mulheres gestantes e em fase de climatério, compreende a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. Além dos encontros periódicos, o projeto também é desenvolvido de forma online através de um grupo no WhatsApp e a página no Instagram (@cafeducativo).

“A ideia é provocar nas mulheres, principalmente as gestantes, a noção da importância de discutir a promoção da saúde, ver a gestação e os cuidados da saúde de forma ampla, vislumbrando os aspectos positivos. É estimular as mulheres a serem ativas e interativas, incentivando o protagonismo e a participação da mulher na construção de conhecimentos e na troca dos saberes popular e científico”, declara a professora.