PRORHAE promove ciclo de debates sobre saúde e segurança ocupacional

Com o objetivo de estimular entre a comunidade acadêmica comportamentos conscientes quanto à importância dos cuidados com a saúde e segurança ocupacional, será realizado o I Ciclo de Saúde e Segurança em Debate na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A iniciativa é desenvolvida através da Pró-reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE).

O Ciclo será realizado em três momentos com temas nessas áreas. O primeiro ocorrerá no dia 26 de julho, das 10h às 11h, na Sala de Multimídia da Faculdade de Educação (FE), no Campus Central, com oficina de técnicas vocais e debate sobre doenças ocupacionais.

A iniciativa contará com o fonoaudiólogo Alexandre Paiva, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) em Mossoró, trabalhando as Técnicas Vocais para aquecimento e desaquecimento da voz. A atividade é importante para a atuação dos professores em sala de aula. Logo após, terá um debate com a engenheira de segurança Sara Barroso sobre doenças ocupacionais.

O encontro é voltado para alunos, professores e técnicos-administrativos da UERN. A ideia é possibilitar discussões em diversas temáticas que abrangem as áreas da saúde e segurança do trabalhador, a fim de incentivar e colaborar para a adoção de comportamentos eficazes para melhorar a qualidade de vida no trabalho, bem como embasar reflexões para a adoção de políticas e ações nessas áreas.

Serão realizados outros dois encontros dentro do I Ciclo de Saúde e Segurança em Debate na UERN: no dia 23 de agosto, com um debate sobre “Humanização, Saúde e Segurança no Trabalho – Compreendendo os riscos ambientais e ergonômicos”; e no dia 13 de setembro, onde serão discutidas questões sobre “Saúde e Segurança no Trabalho – Compreendendo os riscos químicos e biológicos”.

Os interessados em participar do primeiro encontro do Ciclo podem fazer suas inscrições pela internet até o dia 25 de julho. O formulário de inscrição está disponível aqui.