Programas da Uern contribuem para elevação de Ideb de escolas públicas de Mossoró, avaliam professoras

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid e o Programa Residência Pedagógica – Resped foram importantes para a elevação do desempenho das escolas da Rede Pública de Ensino em Mossoró no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. A avaliação é das professoras Dra. Antônia Batista Marques e Ms. Míria Helen Ferreira de Souza, da Faculdade de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern.

Destaque para os subprojetos “Pedagogia e Práticas Educativas: Formação docente tecida a várias mãos”, ligado ao Pibid e coordenado pelos docentes Míria Helen Ferreira de Souza e Marcelo Bezerra de Morais, e “Formação de Professores com Pesquisa: Sinergia entre a escola e a Uern”, realizado pelo Resped com orientação das professoras Antônia Batista Marques e Maria Cleonice Soares.

“Os projetos cumpriram seu papel frente à sociedade potiguar quando dispuseram um grupo de mais 60 discentes sob a supervisão e preceptoria de professores do ensino básico, para planejar e realizar atividades condizentes com o processo de formação inicial e, acima de tudo, com a realidade concreta das escolas parceiras, de modo a contribuir para o aprendizado e exercício da docência”, avalia a professora Dra. Antônia Batista Marques, orientadora do Resped.

As atividades foram desenvolvidas com a parceria desses programas da Uern nas seguintes instituições: Escola Municipal Raimundo Fernandes, Escola Estadual Professor José Nogueira, Unidade de Educação Infantil Adalgiza Fernandes Moreira, Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, Escola Municipal Senador Dinarte Mariz e Escola Municipal Francisco Morais Filho. Também foram realizadas ações educativas em espaços não escolares, como o Albergue de Mossoró – Albem, Liga Mossoroense contra o Câncer e Abrigo Amantino Câmara.

“As atividades realizadas com o intuito de instigar a valorização do magistério, celebrar a integração entre a educação superior e a educação básica a partir da inclusão dos graduandos no dia a dia das instituições de ensino e, em especial, produzir e desenvolver estratégias interventivas interdisciplinares que resultem no avanço do processo ensino-aprendizagem das crianças de forma significativa, sob a supervisão das docentes supervisoras, foram fundamentais para o mérito das escolas públicas parceiras”, acrescenta Profa. Ms. Míria Helen Ferreira de Souza, coordenadora Pibid-Pedagogia.

Para a educadora, “o resultado do Ideb, que elevou as posições das escolas, não representa apenas uma nota, uma classificação numérica, mas o retrato da união de esforços de todos aqueles que, com fôlego e resiliência, abraçam cotidianamente a ideia de que a educação faz a diferença”.

Os subprojetos Pibid e Resped de Pedagogia estão previstos para ser retomados em novembro de 2020.