Programação do Pré-FONDIPIS promove formação sobre saúde coletiva e cenopoesia

Profissionais de saúde, estudantes e membros de movimentos sociais participam da programação do Pré-FONDIPIS (Fórum Nacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde), que está sendo realizado no auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN). A programação teve início segunda-feira, 3, e encerra-se nesta terça-feira, 4.

O evento é uma formação sobre saúde coletiva e cenopoesia, e conta com os facilitadores a Profª. Drª. Rossineide Ferreira, da Universidade Estadual do Ceará, doutora em Saúde Coletiva; e o artista Ray Lima, referência em Cenopoesia no País. A programação contou ainda com a participação de Regina Lima e Jardiel Lima, esposa e filho de Ray Lima, do Movimento Popular de Cultura.

De acordo com o Prof. Me. Rafael Soares, um dos organizadores, além de preparar para o FONDIPIS, o encontro tem o intuito de formar os participantes sobre os princípios básicos de saúde coletiva e cenopoesia. O evento encerrará na tarde desta terça-feira, com a reunião Ampliada da rede Unida Nordeste 1.

O IV Fórum Nacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde será realizado entre os dias 5 e 7 de fevereiro, de forma descentralizada, no Teatro Lauro Monte Filho, na FAEN, no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Segundo o Prof. Dr. Lucídio de Oliveira, este ano o IV FONDIPIS também será o Encontro Regional da Rede Unida Nordeste I, etapa preparatória do 14º Congresso Internacional da Rede Unida, que ocorrerá entre os dias 22 e 25 de julho, em Niterói (RJ). Com o tema “Re-existências em saúde…de sonho-ação o SUS é feito”, o Fórum é uma oportunidade para compartilhar experiências de vida, trabalho e visão de mundo.

O evento é promovido por meio de parceria entre o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família da UERN, Prefeitura Municipal de Mossoró, Associação Brasileira da Rede Unida e a UFERSA.