Programação 2019 do Slam Mossoró terá início dia 21 de março

O Slam Mossoró iniciará no dia 21 de março a sua temporada de 2019. A abertura será na data em que se homenageia o Dia Internacional de Combate ao Racismo, às 18h30, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania. O tema desta edição especial será “Segurança Pública, Violência, Juventude e Mulheres negras”.

O Slam é um torneio mundial de poesia organizado por campeonatos locais, regionais e nacionais. O campeão de cada país disputa a Copa do Mundo na França.

Em Mossoró, o evento artístico é de iniciativa independente e realizado mensalmente pelo Grupo Cultural e Educativo SLAM Mossoró, composto por poetas, poetisas, rappers e jovens produtores culturais. O movimento conta ainda com a assessoria voluntária de pesquisadoras doutoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O poetry slam, que alguns traduzem como batida de poesia, é o gênero literário que deverá ser declamado na competição. “O gênero poetry slam não permite que o poeta use músicas ou adereços, a ênfase é na mensagem que será transmitida e na performance poética”, explica a Profª. Dra. Karlla Souza, uma das docentes envolvidas no projeto. Ano passado o poeta mossoroense Lucas Rafael, estudante do curso de Letras da UERN, foi o vencedor do campeonato estadual que representou o Rio Grande do Norte no torneio nacional em São Paulo.

O Slam Mossoró está completando dois anos, e desde a primeira edição a UERN entrou como apoiadora e incentivadora com o intuito de unir o conhecimento à arte. “O campeonato ocorre de maneira independente e nosso papel é fomentar o debate e o envolvimento de estudantes e pesquisadores”, frisa Karlla Souza.

Ano passado, o evento ocorreu em parceria com as escolas da rede municipal e estadual de ensino de Mossoró, integrando o ensino democrático, a poesia e a escrita criativa. “Este ano serão realçadas as pautas de movimentos identitários, com destaque nas categorias juventude, gênero, etnias, arte, cultura e direitos humanos demarcando mais uma vez nosso apoio e colaboração”, informa a professora.