Programa Gente do Campo realiza aula inaugural

O programa Gente do Campo, desenvolvido a partir da parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Emater-RN, Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), realizou nesta quinta-feira (14) a aula inaugural com os agricultores familiares selecionados para participar do programa, que está oferecendo capacitação para agricultores familiares e técnicos da Emater em nível de graduação e pós-graduação.

A aula inaugural foi proferida pela professor Sérgio Schneider (UFRGS), que abordou o tema “O papel da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na construção de sistemas agroalimentares sustentáveis”. O professor destacou importantes aspectos da produção, distribuição e consumo de alimentos na atualidade e a responsabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) em realizar pesquisas voltadas para estes processos.

A reitora Cicília Maia participou do evento representando a Uern. Ela falou sobre a participação da Uern no projeto, através do desenvolvimento de tecnologia e capacitação de pessoas. “Acreditamos que a tecnologia e o conhecimento devem ser aliados para otimizar os recursos do homem do campo. É uma grande alegria acolher os trabalhadores e as trabalhadoras rurais e contribuir com esse programa”, afirmou a reitora.

A governadora Fátima Bezerra também prestigiou a aula inaugural. Ela afirmou que esta é uma oportunidade que deve ser aproveitada pelos estudantes, principalmente diante dos cortes sofridos pela educação em nível federal.

“Esse momento tão especial revela a alma e a sensibilidade de um governo que possui um olhar de muito cuidado para a formação e a educação. Foram 125 selecionados de um total de 1.500 inscritos. Cuidem muito bem dessa oportunidade”, disse a governadora Fátima Bezerra aos educandos-bolsistas que participaram da aula inaugural.

A governadora ainda apresentou um dado alarmante: “de cada 19 jovens da zona rural, apenas um ingressa na universidade”.

125 agricultores estão participando do programa, sendo 81 de nível médio (tecnólogo em agroecologia) e 44 de nível superior (especialização em desenvolvimento rural e agricultura familiar), além de 35 servidores da Emater.

Professores, pró-reitores e técnicos administrativos da Uern participaram da aula inaugural, que contou também com a presença do secretário titular da Sedraf, Alexandre Lima; do diretor-geral da Emater, Cesar Oliveira; da secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação, Márcia Gurgel, e da deputada estadual Isolda Dantas.

O Gente do Campo é um programa de formação e qualificação profissional, baseado na pedagogia da alternância e na metodologia científica da pesquisa-ação, que se dará no cotidiano das ações e experiências da Emater-RN, em parceria com a Uern. Os investimentos somam R$ 10.278.380,00 (recursos do Governo do Estado). As aulas do curso superior de Agroecologia estão programadas para iniciar no dia 25 de outubro.