Programa de Pós-graduação em Física promove o III Minicursos de Cosmologia da Uern

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

O Programa de Pós-graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPgF/Uern) promoverá o III Minicursos de Cosmologia da Uern. O evento será realizado de forma on-line, no período de 12 a 14 de dezembro, das 19h às 21h40.

O evento tem início com a palestra apresentada pelo Prof. Dr. Cássio Pigozzo (UFBA) e terá como tema “Telescópio James Webb e Cosmologia: observando as primeiras estruturas do Universo”.

Os minicursos serão direcionados a discentes da graduação e pós-graduação com interesse em revisar a Cosmologia Básica ou conhecer novos conceitos de Cosmologia. Serão abordados temas como “Inflação no Universo primordial” e “Cosmologia observacional”.

As aulas dos minicursos serão ministradas pelo Prof. Dr. Jamerson Gillis Batista Rodrigues (ON-RJ) e pela Profa. Dra. Larissa Carlos de Oliveira Santos (Center for Gravitation and Cosmology, Yangzhou University – China).

Já a palestra de encerramento tem como tema “Escala de Homogeneidade no Universo” e será apresentada pela Profa. Dra. Gabriela Coutinho de Carvalho (UERJ).

As inscrições podem ser feitas de 2 a 11 de dezembro, por meio do formulário de inscrição, disponível aqui. Os estudantes que participarem dos minicursos terão certificados emitidos pela organização do evento.