Professores estrangeiros iniciam atividades na UERN

Através do Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant – ETA), realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Fundação Fulbright, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu três professores para desenvolver atividades no Departamento de Letras Estrangeiras da Faculdade de Letras e Artes (FALA).

O programa tem o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da qualidade dos cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras, Língua Inglesa, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância dos profissionais do magistério da educação básica. A UERN é a única universidade de Mossoró contemplada com o programa nesta edição. Os professores Will Clifft, Elena Bell e Ricardo Diaz permanecerão na Universidade até o novembro deste ano, desenvolvendo atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Nesta sexta-feira (6) o reitor Pedro Fernandes recebeu os professores Elena Bell e Ricardo Diaz, acompanhados do Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DAINT), Marcelo Viana e do assessor da DAINT, Luís Alberto Lima. O reitor apresentou a instituição, que completa 50 anos no mês de setembro, e destacou a importância da presença dos professores na instituição. “A UERN está presente em todas as regiões do Rio Grande do Norte e possui uma vocação especial para a formação de professores da educação básica no interior do Estado. A convivência desses professores com os nossos alunos, a troca de vivências, tem papel importante na sua formação”, avaliou o reitor.

Para os professores assistentes, a experiência está sendo bastante enriquecedora. A professora Elena Bell nasceu em Washington, nos Estados Unidos, e é graduada em Relações Internacionais. Ela afirmou que ainda está se adaptando ao calor e ao idioma, mas que foi bem acolhida e está muito empolgada. “Mossoró é uma cidade muito viva, estou muito animada por estar na UERN e para desenvolver muitas atividades junto aos alunos dessa instituição”.

O professor Ricardo Diaz nasceu em Porto Rico e é graduado em Economia. Ele também afirmou que está se adaptando a Mossoró, mas destacou os aspectos culturais da cidade e a importância da troca de experiências com os alunos da UERN. “A cidade é muito cultural, já fui a várias atividades no Teatro Dix-huit Rosado e esta é uma área pela qual me interesso bastante. Estamos aqui não apenas para ensinar, mas também para aprender”, afirmou.

A ideia, segundo o diretor da DAINT, Marcelo Viana, é desenvolver atividades com os professores não apenas no Campus Central, mas em todas as unidades da UERN. Segundo ele, a experiência está sendo grandiosa para a Universidade. “As ações dos Professores Assistentes Americanos vem se fortalecendo pelo apoio da FALA, que destinou uma sala para os assistentes, na qual eles atendem professores e estudantes de Letras. Além da comunidade de Letras, docentes de outras áreas estão planejando com os assistentes palestras em campos do conhecimento”.