Professores elaboram Manual de Anamnese e Exame Físico em Reumatologia

O professor Francisco Deoclécio Damasceno Rocha, da Faculdade de Ciência da Saúde, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN), juntamente com outros dois professores, elaboraram um “Manual de Anamnese e Exame Físico em Reumatologia”. A ideia é oferecer um material prático, simples e didático sobre semiologia em Reumatologia.

Além de Francisco Deoclécio Damasceno Rocha, o material foi elaborado pelos professores Francisco Alves Bezerra Neto (UFRN/UnP) e Matheus Staufackar Carlos (UnP), com o apoio da Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Norte (SRRN). A produção contou ainda com a colaboração de alunos do curso de Medicina da UnP.

De acordo com o professor Deoclécio Rocha, o manual é um projeto de longa data. “Sentíamos falta de um material de apoio aos alunos para ter como base para os estudos e a formação acadêmica. Então pensamos em elaborar este manual”, revela.

Ele informa que o livro é composto por introdução, exame físico da mão e punho; cotovelo; ombro; coluna cervical; coluna torácica; coluna lombar; quadril; joelho; tornozelo e pé. “Iniciamos os capítulos com um caso clínico e discorremos sobre o assunto e, por fim fazemos um breve resumos das patologias mais comuns”, conta. A proposta é que o manual seja prático e objetivo.

O Manual de Anamnese e Exame Físico em Reumatologia deverá ser lançado em breve. “Estamos aguardando passar a pandemia para fazermos o lançamento”, diz o professor.