Professoras da Uern participam de obra lançada pela Universidade Livre Feminista

A Universidade Livre Feminista lançou, na terça-feira (23), a coletânea Violência contra as mulheres nas universidades, organizada pela professora Milena Barroso, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Dentre os 15 artigos escritos por professoras-pesquisadoras-militantes de várias regiões do Brasil, e também da Argentina e do Canadá, dois são de docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

A professora Fernanda Marques de Queiroz, da graduação e pós-graduação da Faculdade de Serviço Social (Fasso), e a professora Maria Ilidiana Diniz, professora de pós-graduação da Fasso, escreveram o artigo “Assédio sexual contra mulheres na universidade: entre a invisibilidade e a naturalização”.

Além dela, a professora Mirla Cisne, também da graduação e pós-graduação em Serviço Social, foi responsável pelo texto intitulado “Mordaça na educação brasileira: reflexões crítico-feministas sobre o Programa Escola ‘sem’ Partido”, escrito em coautoria com Dheniffer Freire, mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Direitos Sociais, e Giulia Cavalcante, mestre em Serviço Social e Direitos Sociais, todas pela Uern.

“Esse é um livro de fundamental importância. Ele reúne vários artigos de pesquisadoras do Brasil e do exterior, pautando a temática da violência contra as mulheres, fenômeno este que ainda é pouco discutido. Então, é uma obra que vem ser uma ferramenta política para que as universidades possam realmente enfrentar a problemática dos assédios morais e sexuais contra mulheres, e as outras formas de violência”, explicou a professora Fernanda Marques.

O livro foi lançado na forma física e em formato e-book, e está disponível gratuitamente na plataforma da Universidade Livre Feminista. Para saber mais, clique AQUI.