Professora da Uern tem artigo publicado em revista da UFRN

Texto: Vanessa Elen – Estagiária de Jornalismo

A Revista Cadernos de Estágio: Diálogos Formativos em Geografia – v.3 n.2 (2021) publicou o artigo da professora Maria José Costa Fernandes, do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DGE/Uern), no Dossiê sobre formação e práticas de professores de Geografia.

O artigo intitulado “Vivências do Estágio Supervisionado em Geografia III e IV na Pandemia de COVID-19” aborda as experiências do estágio dos discentes do curso de Geografia da Uern, vivenciadas de forma remota nos semestres 2020.1 e 2020.2. A pesquisa se configura como qualitativa e, segundo o resumo do trabalho, “foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica; pesquisa documental a partir das principais legislações relacionadas à formação de professores e ao estágio na Uern”.

O periódico Cadernos de Estágio é vinculado ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esta edição especial, de acordo com o site da revista, prevê “aproximar outras formas de currículo e concepção de formação, de se pensar e ensinar o espaço, de troca de experiências e afetos entre professores de Geografia, atuantes e em formação.”

O Dossiê é composto por 19 relatos de experiência, nove artigos e seis crônicas que retratam as experiências vivenciadas por estudantes e professores de cursos de Licenciatura em Geografia nas diversas regiões do Brasil.

O artigo da professora e os demais textos podem ser acessados aqui.