Professora da Uern participa de Dossiê sobre a covid-19

Texto: Vanessa Elen – Estagiária de Jornalismo

A professora Dra. Terezinha Cabral de Albuquerque Neta Barros, do Departamento de Ciências Sociais e Política, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DCSP/Uern), está entre os autores do segundo volume do Dossiê Nacional “As Metrópoles e a Covid-19”. A publicação constitui-se em um rico panorama do impacto da pandemia sobre os principais aglomerados metropolitanos da rede urbana brasileira.

O dossiê é formado por um amplo e sistemático mapeamento realizado pela ação coletiva e colaborativa dos pesquisadores dos 16 núcleos do INCT Observatório das Metrópoles, em parceria com o Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), que também conta com o apoio da Habitat Para a Humanidade Brasil e do CDES Direitos Humanos.

A nova edição do dossiê apresenta um breve diagnóstico da situação nos territórios e das políticas dos governos estaduais e municipais de enfrentamento da pandemia. O documento conta com denúncias de violações de direitos humanos, além de propostas e estratégias de enfrentamento nas periferias e favelas.

Segundo trecho retirado do livro, “nos territórios populares o risco de infecção se multiplica em função das inadequações, densidade nas habitações, precárias condições de salubridade pela ausência de serviços urbanos(…) Nas análises realizadas, mais uma vez ficou evidente que, na maioria dos casos, os governos municipais e estaduais pouco adotaram medidas específicas para os territórios populares ou para os grupos sociais vulnerabilizados.”

As informações estão disponíveis para 15 capitais e regiões metropolitanas brasileiras, são elas: Belém, Belo Horizonte, Campina Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maringá, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

A publicação pode ser conferida no site do Observatório das Metrópoles e também AQUI.

O QUE É O OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES

O Observatório das Metrópoles é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) que trabalha de forma sistemática e articulada com os desafios impostos ao desenvolvimento nacional, tendo como referência a compreensão das mudanças das relações entre sociedade, economia, Estado e os territórios conformados pelas grandes aglomerações urbanas brasileiras.

Atualmente, a equipe INCT Observatório das Metrópoles é composta por 380 pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, distribuídos pelos 16 núcleos regionais. Além do campo acadêmico, o Observatório reúne instituições e pesquisadores dos campos governamental e não governamental, sob a coordenação do professor Luiz César de Queiroz Ribeiro (IPPUR UFRJ).

Por envolver grupos de pesquisas distribuídos em todas as cinco Grandes Regiões do país (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul), as atividades de pesquisa desenvolvidas permitem aprofundar o conhecimento da diversidade da realidade urbano-metropolitana do país e suas relações com as desigualdades regionais.