Professora Ana Dantas representa a UERN na Conferência Internacional de Magnetismo

Cientistas de todo o mundo se reúnem esta semana em Chicago, nos Estados Unidos, na 12ª Conferência Internacional de Magnetismo. A professora doutora Ana Dantas, que coordena o grupo de Magnetismo da Universidade do Estado do Rio Grande (UERN), está apresentando três estudos sobre gravação de dados em sistemas nano, a chamada nanotecnologia.

“Buscamos cada vez mais reduzir o espaço físico para gravação de dados, utilizando sistemas mais sofisticados e permitindo a geração de equipamentos com dimensões menores com maior potencial que os atuais”, explica Ana Dantas.

A professora, que é Física com mestrado e doutorado pela UFRN e Pós-doutorado em Magnetismo pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos,  explica que atualmente o grupo de Magnetismo da UERN é considerado emergente e tem desenvolvido estudos associados a outras universidades públicas.

“Estamos avançando para conquistarmos o status de ‘excelência’ e isso é muito importante para colocarmos a UERN entre as instituições de ensino superior de destaque em pesquisa científica”, completa Ana Dantas ao enfatizar o apoio e financiamento da Fundação de Pesquisa do RN (FAPERN), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).