A Comissão Técnica do 11º Encontro Nordestino de Contabilidade (11º ENECON) aprovou o trabalho científico “Análise da demanda potencial por informações contábeis em micro e pequenas empresas do Oeste Potiguar”, de autoria do professor Ms. Francisco Tavares Filho, do Departamento de Ciências Contábeis do Campus Avançado de Patu. A apresentação no referido evento acontecerá no período de 26 a 28 de setembro de 2013, no Centro de Convenções de Aracaju-SE.
O trabalho objetiva pesquisar e diagnosticar as necessidades informacionais, em termos contábeis, de micro e pequenas empresas da Microrregião de Umarizal do Oeste Potiguar. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada a partir de questionários, com perguntas fechadas, aplicados junto aos administradores, gestores, proprietários ou responsáveis pelas empresas objeto de análise. Os resultados concluem que as micro e pequenas empresas gostariam de ter as principais informações contábeis para suprir suas necessidades, principalmente sobre a situação patrimonial, de resultados e de custos e despesas.
As causas atribuídas a falta dessas informações são o próprio desinteresse ou o desconhecimento das informações por parte dos gestores e proprietários. Porém, a pesquisa revelou um dado preocupante, pois, mais de 48% dos empresários e gestores não gostariam de ter nenhuma informação contábil para auxiliar na gestão dos negócios. Mas, 85% desse público responderam que essas informações têm importância para o crescimento das empresas.
Nesse trabalho, é importante destacar a contribuição da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e do Departamento de Ciências Contábeis da UERN. O apoio dessas instituições foi de extrema relevância para o desenvolvimento e conclusão da pesquisa. Uma equipe de professores do referido Departamento estão se articulando para participarem do evento. São eles: Antônio Tácio de Sales Benevides, Benedito Manoel do Nascimento Costa, Francisco Tavares Filho, Jozenir Calixta de Medeiros e Wylker Preston Leite Batista da Costa, além do professor Moisés Ozório de Sousa Neto (Depart. de Ciências Contábeis-Mossoró).