O projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Tecnologias Inovativas aplicadas em Educação Musical”, de autoria do professor Doutor Giann Mendes Ribeiro, lotado no Departamento de Artes da UERN, foi um dos aprovados na Chamada SETEC-MEC/CNPq Bolsistas para a Finlândia – 15/2014″.
A professora Doutora Cicília Raquel Maia, Diretora da Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN), parabeniza a conquista do professor e ressalta que essa chamada pública selecionou propostas para apoio financeiro a projetos que visam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País.
O professor Giann Ribeiro explica que o projeto tem como objetivo delinear e implementar um curso de formação continuada para professores de Música, baseado em tecnologias da informação e comunicação: “Notadamente computação em nuvem e educação a distância, por meio de plataforma online específica para educação musical. Receberei bolsa e todas as despesas serão pagas pelo governo federal para me capacitar na Finlândia, inclusive as taxas escolares serão pagas pelo governo federal”, afirmou o pesquisador.
O projeto “Desenvolvimento de tecnologias inovativas aplicadas em Educação Musical” está previsto para iniciar em agosto deste ano e contempla duas etapas, sendo a primeira na Finlândia e a segunda no Brasil. A etapa brasileira será acompanhada remotamente pelos instrutores finlandeses.
A duração do projeto é de um ano, com carga horária de 800 horas. O projeto será executado primeiramente com uma capacitação na Tampere University of Applied Sciences. A capacitação se dará em três módulos:
1) Módulo 1- Teoria, linguagem, e ambientes de aprendizado baseado na web na Finlândia (340h);
2) Módulo 2- Pesquisa aplicada em tecnologia e aprendizagem- Como combinar aprendizagem por projetos em ambiente inovador- na Finlândia (460 h);
3) Módulo 3- Desenvolvimento de projetos conduzidos no Brasil.
Mais informações:
Diretoria de Pesquisa – 3315-2180