PROFESSOR DA UERN MINISTRA PALESTRA SOBRE SOFTWARE LIVRE NA UFC

O coordenador do Núcleo de Educação à Distância (NEAD), professor Alysson Mendes de Oliveira, ministrará palestra na Universidade Federal do Ceará (UFC), conforme programação que será realizada no período de 19 a 22 de setembro, direcionada à II Semana de Software Livre da UFC. A participação do professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ocorrerá no dia 20, quando abordará o tema "Software Livre na Educação: É possível educar-se livremente?".

Na oportunidade, o professor informa que se discutirá tecnologias e modelos de implantação de software livre aplicáveis à região, sendo que ele abordará, ainda, a experiência de inclusão digital da UERN, através do projeto Recriação, o qual foi premiado no I Seminário de Inclusão Digital de Mossoró.

Software Livre – é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo. Em especial, a possibilidade de modificações implica em que o código fonte esteja disponível.

Se um programa é livre, potencialmente ele pode ser incluído em um sistema operacional também livre. E importante não confundir software livre com software grátis porque a liberdade associada ao software livre de copiar, modificar e redistribuir, independe de gratuidade.

Existem programas que podem ser obtidos gratuitamente mas que não podem ser modificados, nem redistribuídos. Por outro lado, existe a possibilidade de uso não-gratuito em todas as categorias listadas no que segue.

O professor – Alysson Mendes Oliveira é usuário Linux desde 1998, Graduado em Ciência da Computação pela UERN em 2003, professor do Curso de Ciência da Computação da UERN na área de redes, sistemas distribuídos e multimídia desde 2004.

Ministra a disciplina "Informática na Educação" no curso de Pedagogia. A partir de 2005 é coordenador de Educação a Distância da UERN.

Em 2006 virou membro do Projeto de Extensão Recriação – Ações Integradas de Apoio a Criança e ao Adolescente, inserindo no projeto ações de inclusão digital com crianças e adolescentes da faixa de 8 a 14 anos, utilizando software livre educativos.

Ministrou cursos de OpenOffice/BrOffice para a Prefeitura Municipal de Mossoró e também é colaborador do projeto Casa Brasil de Mossoró, apoiado pelo Instituto AMA. Atualmente está desenvolvendo uma proposta pedagógica de utilização de informática na educação para as escolas públicas municipais.

AGECOM/UERN

Edilson Damasceno