Professor da Uern é homenageado com o troféu Vidas Negras

A Câmara Municipal de Mossoró realizou na quinta-feira, 17 de novembro, o II Seminário Vidas Negras com o tema “O impacto da lei de cotas nas vidas negras”.

A iniciativa partiu da vereadora Marleide Cunha (PT) e está inserida na Resolução nº10/2021, pela qual o seminário será realizado de forma anual para debater políticas públicas de combate ao racismo.

Na ocasião, a mesa foi composta por várias autoridades, entre elas a reitora Cicília Maia; a professora Eliane Anselmo, diretora de Ações Afirmativas e Diversidade; e o professor Tobias Queiroz, que foi um dos homenageados com o Troféu Vidas Negras.

O Seminário contou com a presença da comunidade, professores universitários, integrantes de ONGs e grupos antirracistas que destacaram a importância da política de cotas nas universidades.

A professora emérita da Uern, Ivonete Soares, se emocionou em sua fala. Já a reitora Cicília Maia destacou as cotas étnico-raciais e afirmou que no próximo concurso público, já autorizado pelo Governo do Estado, a Universidade vai cumprir a Lei Nº 11.015, de 20 de novembro de 2021, que dispõe sobre a reserva de vagas oferecidas nos concursos públicos do Estado, às negras e aos negros.

Além do debate sobre a questão das cotas, houve a mística com a atriz Tony Silva, com uma apresentação sobre a ancestralidade da mulher negra, a performance das cantoras Odara e Eva, além de uma exposição da obra da artista Malu.

*Com informações da Câmara Municipal de Mossoró