PROEX-UERN CONVOCA JOVENS PARA PARTICIPAR DO DIA GLOBAL DO VOLUNTARIADO JOVEM

O Serviço Civil Voluntário, do Programa Juventude Cidadã, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX-UERN) está convocando os jovens de Mossoró e dos demais municípios envolvidos no Juventude Cidadã, a participar do Dia Global do Voluntariado Jovem, que acontecerá de 27 a 29 de abril.

Segundo Nazaré Davi, coordenadora pedagógica do Serviço Civil Voluntário, as atividades realizadas por esse setor se constituem em parte da formação dos jovens inscritos no programa Juventude Cidadã. "Além da formação técnica, os jovens também são orientados em relação aos direitos, à ética e a cidadania", destaca. Na questão profissional, estão sendo ministrados atualmente os cursos de Auxiliar Administrativo (em Jardim do Seridó, Jucurutu, Mossoró, Assu e Currais Novos) e de Necessidades Especiais (em Mossoró e Natal).

Integram o Serviço Civil Voluntário 11 instituições e a coordenação é da UERN, através da PROEX.

A coordenadora lembra que durante todo o período da formação dos jovens há o voluntariado. "Eles prestam serviços à comunidade, disseminando conhecimento, colaborando com instituições e promovendo eventos como os aulões de cidadania", explica Nazaré Davi.

Na próxima semana, o Serviço Civil Voluntário vai realizar atividades em todos os municípios em que estão sendo ministrados os cursos.

Maiores informações sobre como participar podem ser obtidas pelos telefones: 3317-3235 e 3316-3467 (Nazaré Davi) e ainda 3315-2234 (Leonides).

VOLUNTARIADO – O Dia Global do Voluntariado Jovem é a maior celebração anual de promoção do voluntariado entre a juventude, mobilizando milhões de jovens em centenas de países ao redor do mundo desde 2000, sob a coordenação internacional da Youth Service America (YSA) e da Global Youth Action Network (GYAN). Em um fim de semana, sempre no mês de abril, jovens e crianças organizam-se em grupos e protagonizam ações voluntárias em benefício de suas comunidades.

Em 2006, mais de 2,5 milhões de jovens de 118 países participaram e deram sua contribuição. O Brasil, mais uma vez, ficou entre os países de destaque – ao lado de França, Uzbequistão, Taiwan, Paquistão, Rússia e Bolívia -, aglutinando a participação de mais de 65 mil voluntários, espalhados por quase 200 cidades em 24 Estados e no Distrito Federal.

O Natal Voluntários tem sido nomeado Agência Nacional de Coordenação do Dia Global desde 2003, após dois anos coordenando o evento localmente. Sua atuação se dá por meio da articulação de uma rede de comitês de mobilização. Ano passado, 55 comitês regionais e locais foram formados em todas as regiões do país, levando a oportunidade de participação voluntária a um número crescente de jovens. Brasil, Rússia e Nigéria foram os três países cujo desempenho de suas agências nacionais de coordenação mereceram lugar de destaque no relatório internacional do Dia Global 2006.

O Dia Global do Voluntariado Jovem 2007 no Brasil tem os Correios como parceiro estratégico, além de contar com o apoio institucional do Programa de Voluntários das Nações Unidas, o apoio do Banco do Nordeste e a colaboração do Instituto Sabin. Organizações e empresas ainda podem fazer parte da rede de apoiadores, devendo entrar em contato pelo e-mail diaglobal@natalvoluntarios.org.br para saber como podem contribuir.

 

 

 

DIA GLOBAL DO VOLUNTARIADO JOVEM 2007 ARTICULA PARCEIROS

EM TODAS AS REGIÕES DO PAÍS PARA MOBILIZAR A JUVENTUDE

A oitava edição do Dia Global do Voluntariado Jovem será realizada no Brasil nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2007. A largada para o evento este ano se deu em 27 de fevereiro com o relançamento do site oficial (www.diaglobal.org.br), tendo sido registrados mais de três mil acessos.

A rede nacional de comitês já conta com 53 organizações em 22 Estados e no Distrito Federal. Os únicos Estados que ainda não têm comitês de mobilização são Acre, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Organizações e grupos de todo o país com potencial de divulgar o Dia Global e mobilizar grupos de ação em suas áreas-alvo ainda podem se inscrever no processo de seleção de comitês pelo site do Dia Global do Voluntariado Jovem. Este ano, pela primeira vez, há um comitê fora do país. O comitê regional Dekasseguis, organizado por um brasileiro que vive no Japão, está localizado na cidade de Toyohashi – próxima à Nagoya – e visa mobilizar para o voluntariado a comunidade de brasileiros da província de Aichi-ken.

Desde 2005, o Dia Global do Voluntariado Jovem no Brasil incentiva ações voluntárias em prol dos Objetivos do Milênio (8 Jeitos de Mudar o Mundo), tendo anualmente atingido um índice de 84% de ações relacionadas às oito prioridades mundiais definidas pelas Nações Unidas e seus países-membros, como o Brasil. Essa iniciativa do Brasil motivou o comitê internacional do Dia Global a instituir, a partir de 2006, os Objetivos do Milênio como um dos temas prioritários a serem seguidos pelos demais países.

Para facilitar a participação dos jovens, foram disponibilizadas no site do Dia Global dicas de ações que podem ser realizadas para o enfrentamento dos desafios do milênio – fome, educação, igualdade entre os sexos, mortalidade infantil, saúde das gestantes, combate a doenças, respeito ao meio ambiente e parcerias para o desenvolvimento. As dicas também foram traduzidas para inglês, espanhol, francês e italiano, com o objetivo de compartilhar a metodologia com os outros países e inspirar jovens de várias partes do mundo.

O site do Dia Global visa facilitar a disseminação e a coordenação do evento. É nele que os jovens podem obter dicas de como participar, cadastrar suas ações, consultar os comitês de seu Estado, baixar as peças da campanha e acompanhar tudo que está acontecendo pelo Brasil.

Voluntariamente criada pela McCann-Erickson, produzida pela Vetor Zero com apoio da Voicez e narrada pelo ator Paulo Autran, a campanha do Dia Global 2007 está sendo distribuída a TVs de todo o país para veiculação voluntária. Além do vídeo, a campanha inclui spots de rádio, anúncios de jornal e banners para Internet, que podem ser baixados do site e veiculados pelos meios de comunicação.