A primeira turma formada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) cola grau nesta quinta-feira, 12 de maio. A solenidade será iniciada às 19h no Salão Seridó, do Hotel VillaOeste.
Os formandos ingressaram na UERN em 2004 e acompanharam de perto os avanços da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS). A turma concluinte é formada por 24 estudantes. No dia 06 de maio, quando a governadora Rosalba Ciarlini assinou o decreto reconhecendo o curso de Medicina, o diretor da FACS, professor Antônio Leite lembrou o esforço de todos que se dedicaram à implantação do curso de Medicina. Ele também ressaltou a qualidade: “O curso foi aprovado com conceito 4, que é muito bom, já que o máximo que um curso pode alcançar é o conceito 5”, lembrou Antônio Leite.
O reitor Milton Marques destacou a necessidade de melhorar a estrutura dos ambulatórios da FACS, responsáveis pelo atendimento a centenas de pacientes carentes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). A governadora Rosalba Ciarlini anunciou a construção do Hospital Escola Materno Infantil e aprovou a ideia de aumentar o número de vagas no curso de Medicina.
O curso de Medicina da UERN tem por objetivo a formação do médico generalista, com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para promover a saúde, prevenir e tratar a doença.
Ambulatórios – Os estudantes do curso de Medicina atuam em oito campos de estágio em Mossoró, além dos alunos que realizam estágios em hospitais de Natal, Fortaleza e Brasília. Os estudantes contam com quatro laboratórios de Anatomia, Fisiologia, Histologia e Bioquímica equipados para auxiliar as aulas práticas. Um dos campos de estágio para os estudantes de Medicina, a partir do 9º período, é nos ambulatórios da FACS/UERN. Funcionando de segunda a sexta-feira, nos horários de 7h às 11h e de 13h às 17h, os ambulatórios prestam atendimentos nas áreas de Psiquiatria, Reumatologia, Dermatologia, Pré-natal, Endocrinologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Otorrinolaringologia e Pediatria.
Desde sua implantação já foram prestados mais de 4.750 atendimentos. Só nesse ano de 2011 foram 539 atendimentos a pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). A média é de 12 atendimentos diários. As consultas são diferenciadas, realizadas por um professor com o acompanhamento dos alunos estagiários. Os casos são investigados e analisados minuciosamente, algumas consultas chegam a durar uma hora e meia.
Residência Médica – Outra conquista do curso de Medicina é sua Residência Médica. Para fixar os médicos na cidade, a UERN implantou, em março deste ano, o curso de Residência Médica. Os alunos da primeira turma de Medicina não puderam participar da seleção devido aos prazos. A Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, uma parceria com a Prefeitura de Mossoró, oferta 9 vagas. O objetivo do programa é formar um profissional apto a atuar no Sistema Único de Saúde, principalmente da Estratégia de Saúde da Família.
Dinter– Fruto da parceria entre a UERN e a UFRN, o Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Saúde (DINTER) é outra importante conquista. As aulas acontecem na Faculdade de Ciências da Saúde, possibilitando que professores da UERN possam fazer o doutorado na própria Universidade. O programa Dinter foi instituído pela Portaria Capes – DAV n° 067, de 14 de setembro de 2005, e tem como objetivo viabilizar a formação de doutores fora dos grandes centros de ensino e pesquisa, assegurando o padrão de qualidade requerido desse nível de formação.
A UERN, como Instituição Sediadora, tem sido responsável pela maior parte das atividades relativas ao desenvolvimento do programa Dinter, garantindo uma infraestrutura de ensino e pesquisa e apoio administrativo do curso. O Curso é oferecido por um programa com doutorado devidamente aprovado pela Capes e reconhecido pelo CNE/MEC. Nesta edição, o programa está capacitando, em nível de doutorado, um grupo de 17 docentes efetivos da UERN distribuídos em pelo menos quatro cursos da saúde e de três campi.