PRIMEIRA SESSÃO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SERÁ SEXTA, 7/5

Será na próxima sexta-feira, 7/5, às 14h30, no auditório do Campus Avançado Maria Elisa Albuquerque Maia (CAMEAM-UERN), em Pau dos Ferros/RN, a primeira sessão de defesa pública da dissertação de Mestrado, do aluno Lucélio Dantas de Aquino, com o trabalho “Mecanismos de Construção de Sentidos no Gênero Editorial: Aspectos Verbais e Visuais”.
A banca examinadora da Dissertação será composta pelos professores-doutores Maria Medianeira de Souza (UERN/UFPE), presidente/orientadora, Ângela Paiva Dionísio (UFPE), Gilton Sampaio de Souza (UERN) e a Rosângela Maria Bessa Vidal (UERN).
Essa é a primeira defesa de Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UERN, constituindo-se em evento histórico para o Departamento de Letras do CAMEAM, para o CAMEAM e região – porque é também a primeira Dissertação a ser defendida neste Campus e na cidade de Pau dos Ferros.
Também é emblemática para a própria UERN que diplomará o primeiro aluno com o título de Mestre não só na área de Letras, mas também é o primeiro da grande área de Ciências Humanas e Sociais.
O PPGL/UERN iniciou suas atividades acadêmicas em junho de 2008 e, com menos de 2 anos de início das aulas, começam as primeiras defesas de Dissertações do PPGL/UERN, com intensivo cronograma de bancas examinadoras.
O Mestrado de Letras da UERN tem crescido bastante, em aspectos qualitativos e quantitativos, desde sua implantação, e conta atualmente com 17 doutores em seu corpo docente, sendo 15 permanentes e 2 colaboradores, e atende a 57 mestrandos, regularmente matriculados no Programa (das turmas de 2008, 2009 e 20100).
O PPGL apresenta, ainda, inúmeros projetos de pesquisa com financiamentos externos (pela CAPES, CNPq, FAPERN, BNB etc) e vários membros de seu corpo docente já estão com Projetos de Pesquisa para Estágios de Pós-Doutorado aprovados em IES do Brasil (USP e UFRN) e na França (Universidade de Paris).
Todos os onze (11) alunos que iniciaram o Mestrado em Letras da UERN em 2008 já estão na fase de conclusão de suas Dissertações.
A segunda sessão de defesa pública de Dissertação do PPGL/UERN, por exemplo, ocorrerá no dia 10 de maio de 2010, às 9h, no miniauditório do GDALM, com defesa do aluno Wellington Vieira Mendes, com o trabalho “As Circunstâncias e a Construção de Sentido no Blog”, sendo a banca examinadora composta pelos professores-doutores Maria Medianeira de Souza (UERN/UFPE), como presidente/orientadora; Maria Angélica Furtado da Cunha (UFRN), como examinadora externa; João Bosco Figueiredo Gomes (UERN) e Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa (UERN).
PALESTRA – Também no dia 7/5, antes da sessão de defesa da Dissertação, haverá palestra a ser ministrada pela professora-doutora Ângela Paiva Dionísio (UFPE), sobre o tema “Copiar, Parafrasear, Resumir: Quando se Tornam Plágio?”.