Presidente do Conselho Estadual de Educação destaca trabalho da Uern por melhoria de indicadores

A presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE/SEEC), Profa. Leideana Galvão Bacurau destacou o trabalho realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para garantia da renovação de reconhecimento dos cursos de graduação e melhoria dos indicadores de qualidade da universidade. A conselheira foi uma das convidadas da mesa de abertura do Semanário de Avaliação Institucional, realizada na última terça-feira (20). O evento é promovido pela Assessoria de Avaliação Institucional (AAI/Uern).

De acordo com Leideana, o trabalho executado pela equipe da universidade tornou possível a consolidação de um novo momento institucional no que se refere ao atendimento às exigências legais para regularidade dos cursos de graduação.

“Em 2014, por exemplo, a Uern obteve o credenciamento dos campi Caicó e Natal, e o reconhecimento e renovação de cursos superiores ministrados nos campi Central e Avançados e dos núcleos descentralizados, através de decreto governamental. Este decreto estabelecia que em dois anos os processos deveriam ser solicitados ao Conselho Estadual de Educação. E a Uern fez o dever de casa. A partir de 2016 começa a chegar as solicitações da universidade para renovação e credenciamento institucional. Tive a satisfação de ser a relatora do processo de recredenciamento da Uern. Oportunidade excelente para conhecer a riqueza dessa instituição”, comentou.

Para a conselheira, a universidade assumiu uma postura importante que só contribui com a segurança e zelo pela qualidade de seus cursos. “Em 2019, a Uern atinge a regularidade nos protocolos dos atos de reconhecimento. Todos os cursos estavam sendo solicitados no devido prazo. Isso é uma sinalização muito significativa do zelo em relação à formação do aluno. Se um curso está com seu ato de reconhecimento atrasado, esse diploma desse aluno não tem validade e isso pode ser muito prejudicial ao aluno. Por isso esta ação foi muito importante e merece aplausos. Nosso reconhecimento por esta mudança de posicionamento institucional que significa que a cultura da avaliação está se consolidando na instituição”, destacou.

Leideana ressaltou também o papel exercido por todos os professores durante a pandemia, o que foi fundamental para manutenção do serviço essencial da universidade e garantia do ensino a todos os estudantes. “Em contexto inusitado, todos se colocaram de forma tão brava continuando seus trabalhos, arando em tempos desafiadores e desenhando de forma persistente uma sociedade mais justa para as próximas gerações. Recebam nossos aplausos”, disse.

O vídeo da mesa de abertura do Semanário de Avaliação Institucional pode ser conferido abaixo: