PRESIDENTE DA FAPERN APRESENTA AGENDA DE CT&I PARA O RN

A Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), professora Maria Bernadete Cordeiro de Sousa, apresentou nesta quinta-feira (18), a agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)no Rio Grande do Norte. Tendo assumido o cargo em fevereiro de 2011, a professora visitou pela primeira vez a instituição como presidente da Fundação e destacou a relevância da interação entre a Fapern e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. “Entendo que a Fapern é um motor para o desenvolvimento do Estado, e que nós temos um compromisso diferenciado com a UERN, já que somos instituições estaduais. A UERN precisa ter um tratamento diferenciado pela fundação, com editais diferenciados e contra-pontos para que sua participação nos investimentos em CT&I sejam ampliados”.
Um dos pontos abordados pela presidente da Fapern foram os editais que atualmente estão abertos, e dos quais os pesquisadores da UERN podem participar. Atualmente quatro editais estão abertos. São eles: Programa de Infra-Estrutura para jovens pesquisadores (PPP); Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do RN; Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (PRONEM) e o Pappe Integração Inova RN. Os editais contendo todas as informações estão disponíveis no site www.fapern.rn.gov.br
A presidente da Fapern foi recebida com satisfação pelos pesquisadores da UERN. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Pedro Fernandes Ribeiro Neto, destacou a importância da visita da professora Bernadete Cordeiro e da sua importância para o desenvolvimento da pesquisa na instituição. “A UERN está tendo a oportunidade não apenas de receber a presidente da Fapern, mas também de interagir e mostrar as demandas que temos aqui. O nome da professora Bernadete foi recebido com muita alegria por nós pesquisadores, pois além de gestora, ela é uma pesquisadora que conhece e entende a nossa demanda”, afirmou.
Na oportunidade, o Pró-Reitor cobrou da Fapern a simetria nos editais em relação a UERN, argumentando que a Universidade está presente em 16 municípios e muito próxima a todos os 147 municípios do Estado, levando desenvolvimento para todas as regiões do Rio Grande do Norte, e que para continuar desenvolvendo esse trabalho, é necessário apoio.
CONGRESSO – Ainda em sua visita, a presidente da Fapern anunciou a realização do I Congresso da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, que acontece nos dias 4 e 5 de outubro, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, comemorada entre os dias 17 e 23 de outubro. Segundo a professora Bernadete, durante essa semana, a orientação é para que sejam realizadas atividades locais. Na oportunidade, o Pró-Reitor Pedro Fernandes anunciou uma série de atividades a serem desenvolvidas neste período, entre elas, a Festuern.