Primeiro professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a assumir a presidência da Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Francisco Carlos Carvalho de Melo compareceu à Assembleia Universitária dos 46 anos da UERN e representou o Poder Legislativo de Mossoró com vestes talares.
Ele entrou na Assembleia no cortejo junto aos demais professores da Faculdade de Ciências Econômicas da UERN (FACEM) e permaneceu sentado no local reservado aos professores até que o cerimonial o convidasse para compor a mesa dos trabalhos. Quando questionado sobre a atitude, o professor afirmou que, antes de ser vereador ou presidente da Câmara, é professor da instituição. “Pertencer a seus quadros é uma honra e um motivo de muito orgulho para mim. Aqui eu sou apenas mais um professor. Nossa missão é redobrada por estar à frente do Legislativo, mas isso apenas aumenta nosso compromisso com a instituição”, afirmou Francisco Carlos.
O presidente ainda destacou o serviço que a UERN presta ao município de Mossoró, através de muitos de seus egressos, além de professores e técnicos de seus quadros que desempenham funções fora da Universidade. “A UERN é este baluarte, esta fortaleza, que os mossoroenses e os potiguares aprenderam a gostar, a respeitar e a valorizar. Muitos dos quadros da Universidade têm emprestado sua força de trabalho e sua formação ao desenvolvimento do Estado, de forma que a instituição tem modificado para melhor as regiões onde está inserida”, analisou o presidente da Câmara de Vereadores de Mossoró.
Graduado pela UERN no curso de Administração de Empresas, Francisco Carlos é professor da instituição há 20 anos. Ele cursou o Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na instituição e está concluindo seu doutorado também pela UERN. Foi diretor e superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Norte, Chefe do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas e Assessor de Planejamento da instituição.