Prefeita de Mossoró visita Faculdade de Medicina e se compromete com melhorias

A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, visitou na manhã desta quarta-feira (13) a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), instituição com a qual a Prefeitura mantém parcerias, como o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e os ambulatórios. A prefeita estava acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Saudade Azevedo, e pela secretária municipal de Comunicação Social, Aglair Abreu.

O Serviço de Verificação de Óbitos foi inaugurado em 2016, através de parceria entre Prefeitura de Mossoró, UERN e Ministério da Saúde. Neste período foram realizadas mais de 300 necropsias em corpos decorrentes de morte natural, o que possibilita ao município investigar causas de mortes desconhecidas ou duvidosas em Mossoró e em mais de 60 municípios.

A prefeita destacou a importância do trabalho realizado pelo SVO para a saúde pública de Mossoró. “São poucas as cidades do nosso porte que conta com um serviço como esse. Como médica sei da importância desse serviço e queremos melhorar cada vez mais esse trabalho”, afirmou, complementando que a partir das investigações do SVO é possível, por exemplo, prever epidemias e surtos e tomar medidas de prevenção e combate a essas doenças.

A prefeita visitou também as instalações do Ambulatório da FACS, que presta atendimento gratuito à população em diversas especialidades. Só em 2018 foram realizados quase 9 mil atendimentos em áreas como ginecologia, cardiologia, endocrinologia, entre outras.

“Aqui são atendidos pacientes que estariam nas nossas unidades, que muitas vezes não conta com essas especialidades”, afirmou a prefeita ressaltando a importância do serviço prestado pelos ambulatórios para a saúde pública de Mossoró.

A vice-diretora da FACS, Alyssandra Rodrigues, e a coordenadora-geral do Centro Acadêmico de Medicina, Sulyanne Saraiva, entregaram à prefeita ofícios reivindicando melhorias na área localizada no entorno da Faculdade. Nos documentos continham a reivindicação no que diz respeito à limpeza, iluminação pública e revitalização da lagoa localizada em frente à Faculdade, no bairro Aeroporto.

A prefeita garantiu a continuidade da parceria e assumiu o compromisso em melhorias como a limpeza, poda de árvores e reposição de lâmpadas no acesso à Faculdade, atendendo reivindicação de alunos e professores da Instituição. No próximo dia 27, haverá reunião entre a Faculdade de Ciências da Saúde e a Secretaria de Saúde do município para conversar sobre outras parcerias.

Para Alyssandra Rodrigues, vice-diretora da FACS, a visita da prefeita é muito importante para fortalecer ainda mais essas parcerias. “Fizemos a apresentação de todos os nossos projetos e esperamos que essas parcerias possam ser ampliadas. Iremos conversar com o município sobre a regulação dos atendimentos que ofertamos nos ambulatórios e recebemos a garantia de melhorias no acesso à Faculdade. Acreditamos que somando esforços, teremos avanços consideráveis para nossos alunos, professores, servidores e para a comunidade em geral”, afirmou.

Também participaram da visita o professor Cléber Mesquita, coordenador do Ambulatório da FACS, professores e técnicos do curso de Medicina da UERN, a presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro, e os vereadores Francisco Carlos, Manoel Bezerra, Maria das Malhas, Tony Cabelos e Aline Couto.