PPGF realiza colóquio “Livros didáticos de Física (Ensino Médio): subsídios para critérios de seleção em pesquisas”

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGF/UERN) realizará nesta quarta-feira (31), o colóquio “Livros didáticos de Física (Ensino Médio): subsídios para critérios de seleção em pesquisas”, ministrado pelo Prof. Dr. Milton Schivani (UFRN).

O colóquio será realizado às 15h, no auditório do Programa de Desenvolvimento da Pesquisa da UERN (PRODEPE), no Campus Central.

Veja o resumo:

“O livro didático continua sendo um dos principais recursos utilizados em sala de aula por professores e estudantes do Ensino Médio público brasileiro. De acordo com dados estatísticos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), somente no último Programa Nacional de Livro Didático (PNLD) foram investidos R$ 1.102.571.912,18 na aquisição de mais de 126 milhões de exemplares provenientes de 25 diferentes editoras. Diversas pesquisas têm se debruçado sobre essa temática, tratam de questões como, por exemplo, as implicações das políticas públicas para a produção e inserção do livro didático nas escolas, o papel das editoras e o enfoque sobre determinado conceito, tema ou abordagem presente na obra analisada. Contudo, o fator de impacto dos livros selecionados para análise, ou seja, o número total de obras adotadas pelas escolas por todo o território nacional, não se faz presente em praticamente todas essas pesquisas, podendo dificultar ou impedir uma melhor interpretação dos resultados alcançados e até mesmo a escolha da coleção a ser analisada. Assim, como possível subsídio e referencial para apoiar pesquisas sobre livro didático de Física do Ensino Médio, será discutido e apresentado um levantamento estatístico preliminar sobre todas as coleções aprovadas nos quatro programas do livro do governo federal, bem como o ranking geral de livros de Física adotados pelas escolas públicas no Brasil para o triênio 2018-2020”.