PPgF convida comunidade acadêmica para defesa de dissertação

Texto: Lídia Paulino – Estagiária de Jornalismo e Adriana Morais

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPgF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), convida a comunidade acadêmica para a defesa de dissertação de Anderson Alves Gurgel, com o título “Estudos das Fases Magnéticas em Filmes Finos de Térbio via Medidas de Histerese Térmica”. A defesa será nesta quinta-feira, 15 de dezembro, às 9h30, no Auditório do PRODEPE-FANAT, no Campus Mossoró.

A banca é composta pelo orientador Vamberto Dias de Mello, o professor Rodolfo Bezerra Da Silva (Uern), avaliador interno; e Francisco César de Medeiros Filho (Ufesa), avaliador externo.

O trabalho aborda o estudo teórico dos efeitos de campo magnético, temperatura e tamanho nas fases magnéticas nos filmes finos da terra rara Térbio (Tb).

O método teórico utilizado para se obter as fases magnéticas dos filmes finos de Tb leva em consideração as contribuições das energias de troca, energia de anisotropia, energia Zeeman e a térmica, que são calculadas através de um modelo de campo efetivo autoconsistente.

O estudo revelou que além das fases magnéticas já observadas para o Tb no volume, os filmes de Tb devido à competição entre as energias envolvidas (Troca, Anisotropia, Zeeman e Térmica) e os efeitos de tamanho e superfície, produzem uma variedade de diferentes fases magnéticas.

A pesquisa aponta que para filmes de Tb com baixa espessura, apenas as fases ferromagnética e paramagnética foram observadas. Para os filmes de Tb com espessuras intermediárias, foram encontradas novas fases. E para filmes muito espessos foram reproduzidas as fases magnéticas de volume.