Possibilidade de adesão ao ENEM/SiSU e três anos de Intervalo Cultural movimentam Canal Aberto

O Canal Aberto desta sexta-feira contou com a participação do Diretor da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), Egberto Mesquita, e com o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Adalberto Veronese.

O primeiro abordou a possibilidade de a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Na oportunidade, o professor Egberto Mesquita explicou que o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) já vem adotando o ENEM parcialmente. “O ENEM já vem sendo aplicado parcialmente pela UERN desde 2000. Desde 2010 estamos discutindo o assunto internamente a adesão total”, destacou.

Ele lembrou das vantagens de a UERN aderir ao Sistema de Seleção Unificado (SiSU) que utiliza as notas do ENEM como forma de ingresso nas instituições de ensino superior. “A Universidade tem uma assistência estudantil limitada e precisamos de um canal com o Governo Federal e para isso uma das exigências é a adesão do SiSU como sistema de ingresso”, frisou. Ele explicou ainda que são mais de R$ 2 milhões destinados as universidades que utilizam o SiSU. “Nós temos resoluções aprovadas para participações de eventos, moradia, fotocópias e alimentação. A UERN não tem esse custeio”, destacou.

Para Egberto, o argumento contrário à adesão de que se a UERN aderir ao ENEM/SiSU vai prejudicar os alunos potiguares não convence. “Hoje o candidato que se inscreve no ENEM tem hoje a opção de escolher duas universidades e se o candidato tem duas opções ele vai escolher a universidade mais próxima de sua residência. A Universidade com o processo tradicional tem muitas pessoas de outros estados. É uma realidade e não podemos impedir que pessoas migrem de um Estado para outro”, lembrou.

Egberto Mesquita ainda comentou a respeito da audiência pública que será realizada ainda este mês na Câmara Municipal. “Precisamos discutir esse assunto com a sociedade. A gente convida a todos para participar dessa discussão”, recomendou.

Cultura

Outro tema abordado pelo programa foi os três anos do Intervalo Cultural. O entrevistado foi o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Adalberto Veronse. “É um projeto importante que abriu espaço para vários artistas divulgarem seus trabalhos”, destacou. Ele também abordou o trabalho do Conservatório de Música. “O nosso Conservatório de Música está mantendo uma tradição em nossa cidade na preparação de novos talentos”, destacou.

O professor Adalberto Veronese destacou o atual estágio de preparação do FESTUERN, que será realizado em outubro. “Nesse momento nós vamos iniciar as oficinas de formação com as escolas selecionadas pela nossa equipe”, frisou.

Outro assunto em questão foi o CapacitaSUAS que está sendo realizada pela Diretoria de Desenvolvimento Social ligada à PROEX. “Estamos realizando em Natal e Mossoró o CapacitaSUAS um grande trabalho na capacitação dos profissionais de Serviço Social”, lembrou.