Poetisa de Natal vence o Campeonato Potiguar de Poesia Falada e vai representar o RN no Nacional

A primeira edição do Slam RN – Campeonato Estadual de Poesia Falada – reuniu um grande público no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, no dia 27 de outubro. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das apoiadoras da competição que selecionou a poetisa que irá representar o Rio Grande do Norte no Slam BR, o Campeonato Brasileiro de Poesia Falada, agendado para dezembro no estado de São Paulo.

Representantes de três cidades emocionaram a plateia na disputa por uma vaga no Campeonato Brasileiro de Poesia Falada. Ao final do evento, a poetisa Ore, moradora do bairro Mãe Luiza, em Natal, saiu vitoriosa e vai representar o Rio Grande do Norte na competição nacional.

Dividida em três etapas, a competição foi bastante equilibrada. Dos 15 classificados para a final, três não conseguiram vir a Mossoró. Assim, participaram 12 poetas na primeira etapa. Oito na segunda e quatro na terceira. Além disso, o público também foi presenteado com dois shows de rap (Pretta Soul e Carlos Guerra) e microfone aberto nos intervalos, com grande participação do público apresentando textos autorais.

O evento é uma oportunidade de dar visibilidade à arte feita pela juventude potiguar e é também uma chance para refletir sobre a situação política e social do Brasil e do Rio Grande do Norte, pois predominam poesias com temas políticos e reflexivos sobre as consequências do sistema político para a juventude e as minorias sociais.

Ore foi a vencedora do Campeonato Potiguar de Poesia Falada (Foto: Gabriela Cândido)

A grande final contou com poetas das três cidades potiguares. Babi, representando Currais Novos, ficou em terceiro lugar; o mossoroense Caboco conseguiu a segunda colocação; e Ore foi a vencedora, com atuação impecável e nota 10 por todos os jurados.