Foi realizado na noite de sexta-feira, 14 de março, o Encontro de Abertura do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PIBID/UERN).
O evento foi realizado no Teatro Municipal Dix-huit Rosado com a apresentações culturais e dos projetos aprovados.
O discurso de abertura dos trabalhos foi proferido pela professora Inessa Linhares, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, que representou o Reitor Pedro Fernandes. Ela abordou o crescimento do PIBID/UERN. “Começamos pequenininhos, com poucos alunos e já alcaçamos em 2014 o patamar de mais de 800 alunos envolvidos. Esse programa tem representado um grande avanço no sentido de aproximar a universidade da rede básica. Precisamos cada vez mais estreitar esses laços”, acrescentou.
Para Inessa, a tendência é de os alunos do PIBID logo se tornarem professores da própria UERN. “O programa está tão consolidado que já temos ex-pibidianos cursando pós-graduação e daqui a pouco teremos colegas na Universidade.”, destacou.
A secretária municipal de educação, Ieda Chaves, destacou a importância do PIBID/UERN. “Essas experiências de programas institucionais contemplam aquilo que todos nós queremos: a qualidade da educação”, destacou. Ieda Chaves ainda lembrou que 92% dos professores da Rede Municipal de Ensino se formaram na UERN. “Temos orgulho de dizer que temos conceito cinco no IDEB com essa maioria de professores formados na UERN”, frisou.
A professora Dra. Socorro Batista, coordenadora institucional do PIBID/UERN, falou que o programa contribui para a melhoria no ensino público. “Hoje nós estamos iniciando uma importante jornada no PIBID que tem como eixo a formação docente e a qualidade da escola pública com um olhar permanente para a formação continuada”, acrescentou.
Com mais de 800 alunos, o PIBID/UERN, é o maior do Rio Grande do Norte. “É uma caminhada que contínua. O PIBID não existe por acaso é porque tem uma política do Governo Federal por trás”, frisou.
O palestrante da noite foi o professor Dr. Joaquim Gonçalves Barbosa, que ministrou a conferência “Formação de prática docente: reflexões sobre o sentido e a singularidade das licenciaturas”.
Ele explicou que na educação há maiores dificuldades que nas demais profissões. “Enquanto para as demais profissões os objetos de estudo estão claramente definidos, na educação é diferente”, destacou.
NÚMEROS
O PIBID UERN tem 832 integrantes sendo 664 bolsistas de iniciação à docência, 129 supervisores, 34 coordenadores de área, 4 coordenadores de gestão pedagógica e 1 coordenador institucional.