PIBID e RESPED contribuem para aproximar alunos de licenciatura da prática docente

No intuito de contribuir, melhorar e fortalecer a educação básica em todo o Estado, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desenvolve dois importantes programas para a formação teórico-prática dos alunos de licenciatura: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (RESPED).

Os programas são promovidos pela Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e têm como principal objetivo proporcionar aos discentes uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, Wendson Dantas, o PIBID e o RESPED são dois programas formativos de grande importância para a sociedade norte-rio-grandense. “Eles atuam na formação de alunos por meio da inserção prática envolvendo alunos, professores da UERN e preceptores das escolas”, informa. A ideia é possibilitar um processo de interação entre Universidade e escolas da educação básica.

“Outro aspecto importante dos programas é a aproximação da Universidade com as escolas, cuja relação tem sido muito bem avaliada pelas instituições contempladas com as atividades do programa, valorizando o papel da UERN e o trabalho realizado pelos alunos e coordenadores de área, à medida que promovem formação continuada em serviço para os professores supervisores das escolas que acompanham os pibidianos”, declara o coordenador institucional do PIBID, Allan Solano.

Atualmente, 30 escolas em 11 municípios em todo o Estado são abrangidas com as ações dos dois programas. Além de contribuir para o fortalecimento das licenciaturas da UERN e melhorias na educação básica, os programas fortalecem a economia dos municípios abrangidos com a oferta de bolsas para os discentes envolvidos. Os programas distribuem uma bolsa mensal de R$ 384 mil. “Esse valor é bastante representativo para os alunos participantes do programa, que em sua maioria vivem em cidades inseridas em um contexto socioeconômico não muito favorável”, observa o pró-reitor.

O PIBID e o RESPED ainda contribuem para a captação de recursos através de editais externos. De acordo com o pró-reitor Wendson Dantas, os dois programas juntos captaram mais de R$ 9 milhões para a UERN.

RESPED

Coordenadora institucional do programa, a professora Meyre-Ester Barbosa informa que estão envolvidos nas ações 37 docentes orientadores, 78 professores preceptores e 655 alunos residentes do Campus Central e dos Campi Avançados de Assú, Patu e Pau dos Ferros. O projeto atende 39 escolas dos municípios de São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Portalegre, Rafael Godeiro, Olho D’água do Borges, Patu, Pau dos Ferros, Mossoró, Encanto e Assú.

PIBID

De acordo com o coordenador institucional do PIBID, Allan Solano, entre bolsistas e voluntários, o programa envolve 23 coordenadores de áreas, 45 supervisores e 421 alunos de iniciação à docência. As atividades são desenvolvidas nas cidades de Mossoró, Pau dos Ferros, Assú, Caicó e Patu.