PIBID e RESPED abrem trabalhos no CAMEAM/UERN

O Programa de Iniciação à Docência – PIBID – e o Programa de Residência Pedagógica – RESPED – realizaram abertura dos trabalhos no Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM -, Campus de Pau dos Ferros. O evento contou com coordenadores de área do PIBID, supervisores, discentes bolsistas e voluntários, os docentes orientadores do RESPED e os discentes residentes, professores das escolas (preceptores), bem como a comunidade acadêmica do CAMEAM.

A abertura se deu com a palavra do diretor do CAMEAM, professor Jailson José. Em seguida, os docentes do PIBID e do RESPED apresentaram seus subprojetos, os quais serão desenvolvidos junto aos cursos de Letras-Inglês, Educação Física, Geografia, Letras-Português e Letras-Espanhol (RESPED); e os cursos de Letras-Espanhol, Educação Física, Geografia e Pedagogia (PIBID). O evento de abertura culminou com mesa-redonda sobre a Base Nacional Comum Curricular.

A coordenadora de área do PIBID, Educação Física CAMEAM e do evento de abertura dos trabalhos, professora Ione Silva, lança um olhar metafórico e de esperança: “Os fios já estão conectados entre alunos, professores e escola em um verdadeiro emaranhado. Ao final, a beleza será revestida em uma das mais belas obras de todo o caminhar: a paixão por ensinar e o amor em ser professor.”

Enquanto que a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Francisca Ramos Lopes, enfatiza a importância do RESPED e do PIBID no contexto do aniversário da Universidade: “50 anos da UERN! Nossa IES, socialmente referenciada, aderiu aos programas PIBID e RESPED. Ambos são relevantes para a IES e para o processo de formação dos acadêmicos. A UERN insere os acadêmicos nas práticas educacionais, mantém relação direta com as Escolas da Educação Básica e Secretarias de Educação, além de motivar o aluno por meio de bolsas que, em algumas situações, são primordiais para sua permanência na IES. Os acadêmicos vivenciam in loco a realidade educacional e aprendem a lidar com vários desafios de uma sala de aula, antes da primeira experiência profissional.

A pró-reitora destaca que os projetos PIBID e RESPED são significativos no processo de interação entre Universidade e Escolas da Educação Básica, parabeniza a UERN pela adesão, a dedicação dos departamentos envolvidos, aos nossos docentes e discentes, bem como as escolas da educação básica, parceiras nos trabalhos.

O Campus Central e os demais Campi também terão a abertura dos trabalhos do PIBID e do RESPED, durante o mês de outubro, buscando promover a proximidade da UERN junto aos contextos nos quais desenvolvem suas ações.