Pesquisa sobre associação de catadores de recicláveis resulta em livro que tem lançamento nesta sexta, 27

“A Pesquisa-ação e a transformação social dos(as) catadores(as) de materiais recicláveis” é o título de um livro publicado recentemente pela Editora Livraria da Físicas (SP), como parte da Coleção Futuro Sustentável e que tem como uma das organizadoras a professora Márcia Regina Farias da Silva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O lançamento vai acontecer nesta sexta-feira, 27, às 17h, em evento remoto realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e transmitido ao vivo pelo canal ODS Agenda 2030.

Nildo da Silva Dias (professor da Ufersa), Helen Flávia de Lima (professora do IFRN), Cleyton dos Santos Fernandes (doutorando do PPGF/Ufersa) e Francisco Souto de Sousa Júnior (professor da Ufersa) são os demais organizadores da obra.

Na primeira parte do livro, os autores descrevem em sete capítulos a metodologia e os resultados das ações da pesquisa desenvolvida na Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI) – uma associação de catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis de Mossoró (RN).

Em uma análise situacional do contexto da pesquisa, a coleta seletiva era a única fonte geradora de renda para a Acrevi e, embora fosse uma atividade comprovadamente lucrativa, os seus associados enfrentavam dificuldades financeiras, pois, naquela ocasião, a renda mensal das catadoras era de apenas R$ 300,00, abaixo da pobreza extrema, conforme limite estabelecido pelo Organização Nações Unidas (ONU).

“Deste modo, a pesquisa-ação foi realizada visando soluções que promovessem o aumento da renda por meios da estruturação e gestão das atividades de coleta seletiva e, ainda, por ações de inovação voltadas para o empreendedorismo que, por meio da inovação e da aprendizagem coletiva, fomentassem a criação de outras oportunidades lucrativas na Associação. Além disso, o projeto realizou ações de educação ambiental, esporte e segurança alimentar e nutricional com filhos e netos de catadores”, explicou o professor Nildo Dias.

Na segunda parte do livro, segundo a professora Márcia Farias, os autores colaboradores apresentam uma discussão teórica mais ampla que envolve temáticas relativas ao gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil, a importância da coleta seletiva, a economia solidária em associações de catadores de materiais recicláveis, a educação ambiental, a segurança do trabalho e empreendedorismo.

Trata-se de um livro que apresenta os resultados de uma ação de pesquisa-ação e que pode fortalecer o debate sobre a importância de desenvolver pesquisas aplicadas nas universidades, objetivando a transformação social de grupos, como por exemplo, os catadores de materiais recicláveis.