“ PESQUISA DEVE SER O FOCO CENTRAL DA PREOCUPAÇAO DOS DOCENTES”, DIZ PALESTRANTE

O Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Antônio Cabral Neto, lembrou que ” Pesquisa deve ser o foco central da preocupação dos docentes, porque a partir dela, você produz ao publicar o artigo, e divulga o que está sendo produzido”.
Antônio Cabral Neto participou na quarta-feira(13), da segunda etapa do Ciclo de Estudos e Debates do POSEDUC (Mestrado em Educação) instalado no dia 8 deste mês, no auditório da Faculdade de Ciências Naturais e da Terra (FANAT) no campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O tema defendido por ele foi “Pesquisa e Produção Acadêmica como Instrumentos de Fortalecimento da Pós-Graduação”. Na oportunidade, o Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Milton Marques de Medeiros, foi representado pelo Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Professor João Batista Xavier.
Aos participantes , ele disse que o programa de Pós-Graduação em Educação, requer necessariamente, que os docentes estejam antenados no processo de produção acadêmica. Neste contato com os docentes da UERN, o palestrante lembrou da questão da produção acadêmica, e que parte desde da produção de livros, de circulação nacional e de periódicos, seja essencial para manter a qualidade do programa. O debate foi seguido de coquetel de lançamento das obras “Educação Ambiental: Caminhos Traçados, Debates Políticos e Práticas Escolares” organizada pelos professores Antônio Cabral Neto, Francisco Dutra de Macedo Filho e Maria do Socorro da Silva Batista. E “Formação de Professores e Pesquisa em Educação: Teorias, Metodologias, Práticas e Experiências Docentes” organizado pelos professores Francisco Ari de Andrade e Jean Mac Cole Tavares Santos.
A próxima etapa do Ciclo de Estudos e Debates do POSEDUC (Mestrado em Educação) acontecerá no dia 17 de maio às 9h na sala de multimídia II da Faculdade de Educação será proferida a palestra “Mestrado em Educação da UERN: Apresentando e Debatendo a Estrutura Curricular do Curso”. O tema será abordado pelos professores doutores  Arilene Maria Soares de Medeiros e  Ailton Siqueira Fonseca Sousa.
O encerramento do Ciclo de Estudos e Debates do POSEDUC será em 12 de julho, às 14h, novamente na sala de multimídia II da Faculdade de Educação. Na ocasião o professor  Dr Ivonaldo Neres Leite da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) falará sobre o tema “Educação em Contextos Locais: Um Panorama dos Estudos e Pesquisas”.