Pesquisa desenvolvida no Mestrado de Saúde da Uern vira livro

A Editora Dialética publicou o livro “Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Climatério e Menopausa: o que diz a ciência, o que sabem as mulheres”, obra desenvolvida a partir de pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Assinam o trabalho a discente Ana Katarina Dias de Oliveira e a docente Kalyane Kelly Duarte de Oliveira.

Para a aluna, trata-se de “Um reconhecimento do meu estudo, uma possibilidade de novos conhecimentos para profissionais da área, uma vez que essa fase da vida da mulher é pouco trabalhada nos serviços de saúde pública. Quem sabe uma porta que se abre para mais estudos sobre a temática”.

De acordo com a pesquisadora, “o estudo aborda o conhecimento que as mulheres têm sobre plantas medicinais e fitoterápicos para tratamento dos sintomas do climatério e menopausa. Isso representa uma possibilidade de tratamento fora da terapia de reposição hormonal que muitas mulheres têm receio, ou mesmo não têm indicação para essa terapia”.

Também se considerou a possibilidade de ampliação do acesso a esses tratamentos, uma vez que, tradicionalmente, a reposição hormonal se constitui como um procedimento caro, pouco acessível a grande parte da população feminina.

“Uma vez que as plantas e fitoterápicos podem ser uma alternativa mais natural e financeiramente mais acessível que a terapia hormonal”, acrescentou.

Ana Katarina registrou que fará a doação de um exemplar para o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), da Uern.