Personalidades são homenageadas durante Assembleia Universitária dos 50 anos da UERN

Em uma noite de festa, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) celebrou nesta sexta-feira, 28, 50 anos de história. O marco da programação festiva foi a Assembleia Universitária, que reuniu a comunidade acadêmica e a sociedade no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em comemoração ao jubileu de ouro da Instituição.

Na oportunidade, foram homenageadas personalidades que deram grandes contribuições para o crescimento e o desenvolvimento da Universidade ao longo dessas cinco décadas. O professor Boaventura de Sousa Santos foi agraciado com o título Doutor Honoris Causa, mas devido à incompatibilidade de agenda não pode comparecer à cerimônia.

O bispo da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana, foi agraciado com o título de Professor Honoris Causa. Para o religioso, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho da Igreja sempre ao lado do desenvolvimento da Universidade. “Vários padres, como Padre Sátiro Cavalcante Dantas e Monsenhor Américo, deram grande contribuição para o desenvolvimento da UERN. Por isso, vejo esse título um reconhecimento à Igreja e seu clero, e em nome da Igreja, agradeço ao título”, declara.

A professora aposentada Lúcia Musmeé Pedrosa de Lima Rangel recebeu o título de professor Emérito. “É uma alegria muito grande. O reconhecimento a uma pessoa é um gesto nobre. Fiquei surpresa, mas me senti honrada pelos 34 anos de trabalho e dedicação à Instituição”, declara.

O Diploma de Mérito Administrativo foi entregue à servidora Maria da Paz Medeiros, do Campus Avançado de Caicó. Ela destaca que é com muita alegria que recebe a homenagem. “Estou aqui representando os técnicos administrativos, em um momento tão importante para a UERN. Uma instituição que tanto representa para o desenvolvimento do Estado”, declara.

Também durante a solenidade, foram entregues a Medalha da Abolição a personalidades com relevantes serviços para a UERN: Zélia Macedo, Maria José Castro e Francisco Coelho Figueiredo.

Zélia Macêdo destaca que se sente honrada com o reconhecimento. “É um sentimento de alegria e amor pela instituição”, declara. Maria José de Castro também externa grande satisfação ao receber a comenda. “Só tenho a agradecer”, frisa. Para Rubens Coelho, irmão de Francisco Coelho Figueiredo, a medalha é um reconhecimento merecido. “Francisco Coelho é uma pessoa muito especial. Ele, enquanto representante do Ministério da Educação, na época, foi responsável pelo reconhecimento do curso de Geografia da UERN. É uma justa homenagem”, lembra.