Paulo Lopo Saraiva destaca desafios da advocacia em palestra na UERN

Conhecimento, compromisso, ética e coragem. São esses os atributos essenciais ao exercício da advocacia, segundo pontuou o advogado pós-doutor Paulo Lopo Saraiva em palestra realizada na noite desta quinta-feira, 12, para estudantes e professores de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento lotou o auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), do Campus Central.

Em uma conversa leve, descontraída e inspiradora, o professor potiguar, referência em Direito Constitucional, abordou os desafios dos advogados na defesa dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. Para Saraiva, é imprescindível para o profissional do Direito conhecer seu papel no judiciário e sempre ter como fim a justiça social.

Nessa visão de formação técnica e humana do profissional, o curso de Direito da UERN tem sido protagonista na região, conforme Paulo Lopo Saraiva. “Este curso é um dos mais qualificados do Brasil”, enalteceu. Ele relembrou, com orgulho, da sua luta pelo reconhecimento do curso de Direito. “Já enfrentei muitas lutas a favor do curso de Direito, e por isso recebi o título de Doutor Honoris Causa. Esse título pra mim é o que mais me honra, porque o de pós-doutor eu consegui pelo meu estudo, já esse (Doutor Honoris Causa) eu conquistei pela confiança do povo mossoroense”, declara.

Para o diretor da FAD, professor Me. Lauro Gurgel de Brito, a palestra do pós-doutor Paulo Lopo Saraiva serve de inspiração para os estudantes. “Ele é um professor experiente, emotivo e entusiasta. Isso é importante para estimular os alunos que estão ingressando a se apaixonarem pelo curso, e para os alunos que estão concluindo, Paulo Lopo Saraiva traz incentivo e conselhos para os advogados iniciantes”, avalia.

Lançamento de Livro

Após a palestra, foi lançado o livro “O Direito em Verbo: Paulo Lopo Saraiva, uma biografia”, organizado pelo estudante da FAD/UERN, Nathan Figueiredo. O título conta a história do jurista e traz fatos marcantes de sua trajetória, como a luta pelo curso de Direito, atuação na época da Ditadura, defesas em tribunal do Juri. “Nathan fez uma biografia que me emocionou”, descreve o advogado, exaltando o trabalho do estudante da UERN.

A biografia é fruto de um projeto idealizado pelo advogado e professor Marcos Araújo, desenvolvido através do Centro de Estudos Jurídicos Juxta Legem (Cejuxta). Conforme Araújo, o objetivo do livro é destacar o quanto de valia teve Paulo Lopo Saraiva, sua luta pela Faculdade de Direito, destacar sua história e sua importância na difusão do saber.