Parceria irá ampliar ações da Uern no Parque Municipal de Mossoró

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), através da Direção de Meio Ambiente e Urbanismo da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, estão discutindo possibilidades de parceria para ampliar a atuação da Universidade no Parque Municipal Maurício de Oliveira, localizado no Centro de Mossoró.

A ideia é catalogar e institucionalizar as ações que já são desenvolvidas por diversos cursos da graduação e pós-graduação da Uern, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de ampliar as possibilidades de atuação da comunidade acadêmica no espaço que é a única área verde de convivência localizada no município.

Nesta quinta-feira (24), a reitoria da Uern, acompanhada das pró-reitorias de Ensino de Graduação, Extensão e de Pesquisa e Pós-graduação, além de diretores e professores das faculdades de economia, educação e educação física, participaram de reunião virtual com o diretor de meio ambiente da PMM, Cleciano Rebouças, a gerente executiva de educação ambiental, Zildenice Maia, e técnicos do parque.

“Foi uma manhã muito proveitosa. Todos os presentes já vislumbraram uma série de possibilidades nesta primeira conversa. Um grupo de trabalho será formado para a construção dessa proposta de parceria, que trará benefícios para todos. Nossos estudantes terão a possibilidade de ampliar o campo de estágio e desenvolver suas pesquisas, orientados por nossos professores; e o parque receberá o olhar e a contribuição da Uern em diversas áreas, desde o administrativo até a prática esportiva e pedagógica, por exemplo”, avaliou a professora Cicília Maia, chefe de gabinete da Reitoria.

Egressa do curso de gestão ambiental da Uern, a gerente executiva de Meio Ambiente da prefeitura destacou a importância da parceria com a instituição. “Fico muito feliz em ver que todos aqui estão movidos pela mesma intenção, que é uma cidade sustentável, antenada com a Agenda 20-30. Estando diante de uma pandemia, os desafios são muito maiores e eu acredito que a gente só vai conseguir criar outras possibilidades se realmente nós nos dermos as mãos”, afirmou Zildenice Maia.

Para a reitora Fátima Raquel Morais, a maior beneficiada com a parceria da Uern com o parque será a própria população de Mossoró. Segundo ela, esta será mais uma ação na qual a Uern cumpre seu papel social, aproximando a academia da população. “Eu acho que o nosso estudante precisa estar cada vez mais no espaço de atuação. E esta será uma excelente oportunidade. A gente pode tornar o Parque cada vez mais vivo, fazendo com que a sociedade se sinta acolhida, se sinta incluída, e a Universidade presente nessas ações. Para nós, isso também, além da nossa contribuição para a sociedade, além da necessidade de prestarmos esse serviço à sociedade, também é um espaço de ensino, um espaço para a pesquisa e um espaço para atividades de extensão. Creio que essa parceria que está começando a se delinear será extremamente proveitosa, não apenas para a Universidade e para a Prefeitura, mas também para a nossa cidade”, garantiu a reitora Fátima Raquel.

As pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa e Pós-graduação estarão na condução do grupo de trabalho. Uma nova reunião foi agendada para meados do mês de julho.

Reunião contou com a participação de professores da UERN e técnicos que atuam no Parque Municipal