Palestra sobre pesquisa e inovação abre Semana de Ciência da Computação

Neste segunda-feira, 21, teve início a Semana de Ciência da Computação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A programação de abertura contou com a palestra Memorial de “Meia” Vida Acadêmica, com o professor Dr. Lenardo Chaves e Silva, no auditório da Faculdade de Serviço Social (FASSO), no Campus Mossoró.

Lenardo Chaves e Silva é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e egresso do curso de Ciência da Computação da Uern. Na ocasião, ele abordou questões sobre a pesquisa, inovação e novas tecnologias, e compartilhou com os discentes a experiência e os desafios do mercado na área.

As atividades da Semana seguem até o dia 25 de novembro, com o tema “Pesquisa científica, inovação tecnologia e empreendedorismo/desenvolvimento regional”. De acordo com o chefe do Departamento de Informática, Rommel Lima, a programação contará com minicursos, palestras e oficinas, realizadas de forma híbrida tanto nos âmbitos da universidade quanto on-line.

A Semana de Ciência da Computação integra a programação da X Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern (SCTI). O evento conta com ações presenciais e remotas até o dia 25 de novembro e está sendo realizado nos seis campi da Universidade.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgek, que representou a reitora Cicília Maia, na palestra da manhã desta segunda-feira, este é um momento de suma importância, no qual a comunidade acadêmica se reúne para debater sobre pesquisa, tecnologia e inovação no âmbito da Universidade.

“É um momento muito rico, pois a gente consegue envolver toda a comunidade acadêmica na discussão sobre pesquisa, o que está sendo desenvolvido em pesquisa em cada campus, o que tem avançado em cada região. É um momento em que temos o envolvimento de todos os programas, todos os projetos de iniciação científica, e atividades extras, como esse de Ciência da Computação, o que faz da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação um evento cada vez mais rico, abrangendo todas as áreas do conhecimento”, declara a pró-reitora.

Neste ano, a Semana terá como tema “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil” e englobará em sua programação o XVIII Salão de Iniciação Científica, o XI Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio, entre vários outros eventos e minicursos.